sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um narguilé verde

Hoje, indo em direção ao centro da cidade depois do almoço, mais precisamente à farmácia, me deparei andando calmamente pela cidade, com  um jovem (não sei mais precisar idade, mas era bem jovem), levando na mão um narguilé verde, e fiquei curiosa, o que exatamente é um narguilé? Me lembro da novela "O Clone", onde o ator Stênio Garcia se deleitava ao fazer uso daquele negócio, enquanto as suas três mulheres falavam e brigavam entre si, ele aspirava aquilo, parece ser muito usado no mundo oriental, dai que entrei no "sãogoogle" e tirei essa informação  que me deixou pensando: O que mais irão inventar para tornar as pessoas escravas de substâncias e roubar-lhes a vida?
Abaixo vão algumas informações que recolhi na internet com os devidos créditos.
                                                             Os perigos do narguile
                                                Saiba mais sobre o narguile
Escrito por Cléo Tassitani
Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguile –
e é aí que mora o perigo! Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.
Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. Assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre.
Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.
O narguile é formado por uma peça central, que parece um vaso, onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão. A mangueira, por onde se aspira a fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguile e termina numa piteira. Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

Segundo o dr. Sérgio Ricardo Santos (foto ao lado),
Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.

O cigarro já esteve em "alta" em gerações passadas e com isso muitos morreram por doenças causadas por ele, portanto hoje em dia já se tem bastante conhecimento do mal que este faz à saúde. Já o narguile, está em "alta" na nossa geração, portanto se furmamos narguile dessa forma, seremos nós quem iremos provar (com a morte) para as outras gerações que o narguile causa sérios riscos a saúde, por enquanto, o narguile tem um boa reputação... Espere mais uns anos para ver...A verdade é que o narguile é realmente uma coisa muito boa, pois muitos amigos se reunem pra conversar e "fumar um nargs". Mais é bom até o momento que começar a causar um problema. A discussão sobre o narguili causa muita polemica, por isso as pessoas acabam ficando confusas. O importate é que todos saibam que NARGUILE FAZ MAL SIM, e muitos especialistas dizem que até 100 vezes mais que o cigarro.
MUITAS pessoas tem uma mentalidade ainda imatura ao falar, melhor eu fumar narguili do que vc que fuma cigarro... SERÁ? (este foi um post que copiei de uma jovem)
 
                                                          
Um outro site informa:
Perigos do narguilé

Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé (o tradicional cachimbo de água, comum no Oriente Médio) é muito mais prejudicial à saúde do que o cigarro.
O estudo do Tobacco Control Collaborating Centre afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono (CO).
"Descobrimos que uma sessão fumando o narguilé - isto é, 10 miligramas (de tabaco) por 30 minutos - resulta em níveis de monóxido de carbono quatro ou cinco vezes mais altos do que fumar um cigarro", afirmou Hilary Wareing, uma das diretoras do centro de pesquisa.
"Mas, na pior das hipóteses, o narguilé era 400 a 450 vezes mais perigoso do que fumar um cigarro", acrescentou.
O narguilé é um cachimbo de água no qual o tabaco com aroma de frutas é queimado, com o uso de carvão, passa por uma vasilha de água enfeitada e é fumado por meio de uma mangueira.
Monóxido de carbono
O Departamento Britânico de Saúde afirmou que é difícil saber exatamente o quanto de monóxido de carbono um cigarro produz, devido à diferença na inalação dos fumantes.
Mas, a medida do monóxido de carbono no hálito exalado mostrou que o nível normal medido em um não fumante foi de três partes de CO por um milhão de partes de ar (ppm), (o que afetou menos de 1% de seu sangue), um fumante que consome menos cigarros teve 10-20 ppm (2% a 4% do sangue afetado), e um fumante com alto consumo de cigarros teve 30-40 ppm (entre 5% e 7% do sangue afetado).
O estudo descobriu que a pessoa que fuma o narguilé tinha 40-70 ppm de monóxido de carbono, o que afeta entre 8% e 12% do sangue e é um nível ainda maior do que os fumantes que consomem muito cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário