terça-feira, 15 de junho de 2010

O que é mais importante?

Que os anjos protejam a nós pobres mortais, que precisamos do SUS para atendimento. Acabei de vir de uma consulta e o que me chama a atenção, não é só o pouco caso das estruturas físicas, onde por exemplo, aguardamos do lado de fora em bancos toscos e velhos de madeira dura ou concreto frio, e do lado de dentro também, quando tem, enquanto na sala do ginecologista não tem um banheiro e as mulheres sabem do que estou falando. Nós mulheres precisamos ter feito xixi pelo menos, um pouco antes, para estar com a bexiga vasia antes de fazer a coleta de material para exame de papanicolau, aliais porque esse nome? Quem é esse papanicolau que examina as secreções femininas e dá seu parecer? Papa não é mulher, não tem (teoricamente) mulher e nem sabe o que se passa (imagino), dentro de um corpo de mulher? Estranho....vou procurar saber no "sãogoogle"...
Pois bem, como dizia,  o banheiro fica simplesmente do "outro lado do pavilhão, e é um para trocentas mulheres que estão sempre na fila se revesando.  Se a gente sai do lugar para ir lá, atravessar a multidão que espera e chegar até o banheiro e conseguir finalmente fazer o xixi, corre o risco de nesse meio tempo ser chamada, aí perde a vez e vai para o final, mesmo que você seja a número dois e não sabe se o seu médico ja está atendendo, ou até, se já chegou e saiu para fumar la fora, como vi um outro que me atendeu mês passado, fumando tanquilamente na entrada, la fora bem no portão da entrada, dando bom exemplo, e só depois é que entrou para atender o pessoal inquieto com a demora, e ainda reclamou porque os meus exames anteriores (feitos em laboratório particular),  tinha sido impresso cada resultado numa folha e que aquilo era um desperdício (rapaz preocupado com o meio ambiente, aquele).
Agora, véspera de eleições fizeram uma reforma num outro prédio, bem numa avenida principal, para todos verem e lerem a placa das benesses que o governo faz para o povo (hahahaha), fui lá e é tudo fino, chique, parece clínica particular com recepcionista uniformizada parecendo aeromoça, com uma ante sala ampla e arejada, com cadeiras boas e confortáveis, TV, tudo branco e azul, exibindo externa e internamente numa enorme placa TODAS as especialidades, inclusive acupuntura, para atendimento gratuito (?) para o povão (que boa gente, caridosos e preocupados com o povo, esses políticos, né?).
Fui lá e me disseram que serão encaminhados para ali somente os pacientes que os médicos (um daqueles que me atende no posto, como o que me atendeu hoje) indicarem. Qual será o critério? A pessoa que tem mais cara de pobre, que vai mostrar na mídia como eles são bonzinhos e merecem  mais votos? Ou uma pessoa "normal", básica, com segundo grau e que sabe falar direito e não sai gritando em alto e bom som (como já assisti também e não foi uma só vez), ilustrado com palavrões "cabeludos" que quer ser atendida AGORA ou vai quebrar tudo? Qual será o critério? Não faço a mínima. Só sei que a aparência do local é a melhor possível, com recepcionistas e "leões de chácara" em posição de "aguardo", para nos informar o que coloquei acima, é mole? E para onde vai ou foi o nosso rico dinheirinho de impostos, e os anos de CPMF arrancados do nosso bolso?
Enquanto isso aguardamos na fila do banheiro e de pernas cruzadas...
Mas hoje o Brasil joga pela Copa do Mundo e alguém sabe de algo mais importante do que a copa do mundo para os brasileiros?
O que for preciso resolver hoje, vai ficar para depois, claro.

A título de informação:
Geórgios Papanicolau nasceu em Kymi, Eubei e faleceu em Nova Jérsei, em 19 de fevereiro de 1962. Foi um médico grego, pioneiro no estudo da citologia e na detecção precoce de câncer. Foi o criador do chamado teste de Papanicolau, exame realizado para detectar precocemente tumores cancerosos na vagina e colo do útero.
Por suas contribuições para a ciência médica, foi laureado com o prêmio Lasker, em 1950.

Ah esqueci de informar que o exame vai ficar pronto em trinta dias (provavelmente o papa terá que dar o parecer dele) e a mamografia assim como um eletrocardiograma, eles irão me telefonar para agendar talvez, para o final do ano, enquanto isso o Dunga é o Rei e o Lula ...todo mundo sabe...está muito ocupado "dilmando" com o nosso dindim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário