quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Voto ou não voto


Voto ou não voto?

Nesse mundo de hoje, por conta da internet as notícias se espalham quase antes que "a coisa" aconteça, daí que de posse de informações novas e velhas formamos opiniões mais rapidamente do que a minha geração formava. Pensávamos mais lento porque tudo acontecia devagar.
Por exemplo, hoje a gente que usa email constantemente, recebe e envia (principalmente no meu caso), coisas que aprecio e acho interessantes. De tudo um pouco. E nas últimas semanas recebi de alguns amigos um convite para votar no Chico Xavier.

"Vote no CHICO XAVIER!
Existe um site (WHOPOPULAR) que está escolhendo as pessoas mais
populares do mundo, em diversas áreas de atividade. Incluí o nome do Chico categoria "Líderes". Atualmente o primeiro no mundo é o
Papa João Paulo II. No Brasil é o Chico Xavier. Vamos votar para que Chico seja Eleito.
Dê o seu voto no link:"
http://www.whopopular.com/Chico-Xavier

Ao abrir o email, pensei eu com o meu ziper: -Para que o Chico, nós, a doutrina espírita e seja lá quem for, precisa que alguém fale e documente que ele é um lider? Quem já foi à casa/ museu dele em Uberaba, pode ver um armário cheio de comendas, placas, faixas, diplomas e homenagens, que ficaram lá tristemente sem vida, pois homenagens e títulos recebidos só são alguma coisa naquele momento da entrega, não mais. Então para que mais um?
Como a minha sinceridade beira a grossura, respondi a uma de minhas amigas que enviou o convite, a Angela (os outros vão ler o que penso por aqui), que eu não via necessidade desses títulos terrenos que para mim, não servem nem quando estamos vivos, imagine depois de morto. E ela pacientemente me explicou que é uma forma de ele, o Chico Xavier, não ser esquecido. Eu teimosamente continuo perguntando: -Um título de Lider "pós mortem" será suficiente para mantê-lo lembrado? Não seria mais lógico uma boa campanha, liderada até pela FEB, que todas as casas espíritas usassem com frequência de seus livros e ensinamentos para estudos, e assim automaticamente seria sempre lembrado, é assim que fazemos com Jesus, não é? Ninguém vota nele pela internet competindo com Maomé, Jeovah e Alá. Lembramos dos seus ensinamentos e procuramos não nos esquecer de seus exemplos, assim O mantemos vivo e sempre lembrado. Não sei, posso estar errada, para mim é como dizer que o Cristo redentor no Rio de Janeiro é uma das maravilhas do mundo. Para mim é, com certeza! Para quem está do outro lado do mundo, com o que lhe pertence como referencial belo, não achará.
Daí, que sempre acho que certas coisas não precisam nos avisar que estão, ou são, cada um é que sabe, e considera, pois o consenso não existe em lugar nenhum do mundo.

Um comentário:

  1. Eu já vejo por outra ótica.

    Acho uma votação dessas muito interessante, especialmente porque, quanto mais pessoas votarem no Chico, mais interesse o nome de Chico Xavier despertará nos que ouvirem falar da votação. E isso poderá inspirá-los a pesquisar sobre esse tal Chico Xavier em que todas aquelas pessoas votaram.
    Através da pesquisa, ficarão sabendo do Espiritismo. E poderão, assim, começar a se interessar pela doutrina.
    :-)
    Para tudo há uma utilidade.

    ResponderExcluir