sábado, 3 de setembro de 2011

Leves como as lavas

                               Torne suas pedras leves, como as lavas secas.
Todos os dias uma quantidade de pessoas pelo mundo acorda com o diagnóstico de CÂNCER.
A partir desse momento instala-se uma insegurança indescritível, uma sensação de que entrou numa montanha russa onde não quer ficar e não sabe como descer. Quer acordar do pesadelo, mas a realidade cada vez é mais causticante e permanece tirando o sono e a pessoa quer “sair de si”, sem querer morrer. Pavor, desespero e finalmente entrega, desânimo. Como sair disso tudo?
Primeiro é preciso parar de perguntar para si e para todos: POR QUE EU?
Por que não você?
Quando fazemos esta pergunta fica estabelecido a nossa pretensiosa forma de pensar; se não veja;
Se alguém apanhar no tronco até a morte, se alguém for estuprado, se alguém for esquartejado, se furado os olhos em vida, for queimado vivo, se ficar tetraplégico, se tiver um filho com alguma anomalia, tudo bem, desde que não seja EU?! Chocante, não é? Mas é assim que pensamos, talvez por autodefesa, auto preservação? Não sei. Mas procuro pensar em vez de POR QUE EU, pensar; O QUE SERÁ QUE ISSO QUER DIZER EM MIM? O que será que eu devo fazer para entender isso? Eu penso em me observar de fora para dentro, tipo assim:
Quando estou dando minha opinião sobre algo ou ALGUÉM, não é ali um dos pontos em que devo melhor me observar? COMO EU SOU COMO PESSOA NA SOCIEDADE ONDE VIVO? O que faço em meu benefício e em benefício dos meus semelhantes dentro e fora da minha família? Como eu ajo com relação àqueles que trabalham e me servem de uma forma ou de outra? Como eu vejo o meu semelhante? Sou sincera (o) e gentil? Sou educada (o) e respeitosa (o)? Considero o meu semelhante IGUAL a mim? COM OS MESMOS DIREITOS?
E o PERDÃO? Como faço para perdoar aqueles que até aqui estavam na minha lista de IMPERDOÁVEIS?
Quando vivenciarmos todas essas respostas de verdade e reformularmos nossas convicções e estruturas de pensamento e comportamento e nos voltarmos para o BEM, começaremos a nos curar, quer seja de câncer ou outra doença degenerativa.
Policie-se; este é o caminho para atingirmos a meta das estruturas mentais e físicas equilibradas que nos afastam das doenças e tragédias, pois mesmo trazendo na nossa “mochila do além” para esta vida, esta encarnação, algumas "pedras" ( dificuldades, doenças etc.), elas poderão ficar muito leves, tão leves como as lavas de vulcão esfriadas. Aquela mesma; a pedra pomes que esfregamos nos calcanhares e bóia na água.
Já pensou que uma pedra pode ser leve?
E para completar, algumas palavras de Jesus:
“Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu os aliviarei. Tomai do meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração e encontrareis o repouso para vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.”
(São Mateus, cap.Xl, v.28,29 e 30)

Um comentário: