sábado, 16 de abril de 2011

Esperança?

Eu sempre achei que se deve ter pelos velhos, e eu já me encontro nessa turma, o maior respeito e a eterna gratidão pelo que fizeram antes de nós. Dedicação por aqueles que fizeram parte da nossa história e que ficaram para assistir a festa acabar, verem guardar os instrumentos, varrer a sala e apagar-se a luz.

                                                
 Não é por nada não, mas para não perder o costume, ando incomodada com o nome de uma instituição de idosos que fica bem em frente ao restaurante em que almoçamos praticamente todos os dias; Da janela do restaurante leio a frase em letras azuis: "LAR DE IDOSOS ESPERANÇA".
Esperança de que, carapálida?
Será que eu estou enganada, cega pelo meu veneno, em achar que ESPERANÇA é um nome pitoresco demais e  um tanto esquisito para não dizer inadequado, para uma instituição de idosos?
Tudo bem que ESPERANÇA é a última que morre, dai eles garantem sempre que tem mais alguém na fila e a casa não fecha: a  dona Esperança, hahahah.
 Infame esta também, eu sei.

Certo, certíssimo, mas até ai, usarem a palavra esperança, vai um pouco de animação demais; Para mim, é claro.
Não consigo ver nenhum daqueles velhinhos terem condições de sentir esperança, ou algum sentimento que permaneça cinco minutos do que se poderia chamar de futuro, já que a memória a cada dia que passa vai ficando mais curta.
Não consigo imaginar estes hóspedes de "casa de repouso", asilo, ou "casa da vovó", "casa de vovô", ou qualquer outro nome que traduzindo-se quer dizer velhice (e olha que sou uma frequentadora eventual desses lugares, e dessas pessoas) o de terem qualquer tipo de sonho ou esperança. 
Esperança de quê, nesse pé da vida? Só se for esperança de encontrarem finalmente o poço da eterna juventude, dai sim, justifica.
Justifica, mas não explica...

Cuidado, olha o veneno pingando...pingando...hahahaha

2 comentários:

  1. É aquela história: todo mundo quer viver muito, mas ninguém quer ficar velho.
    Lúcido o seu questionamento, Clotilde. Um grande abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh Marcelo, é que eu já ando de olhos bem abertos em direção ao meu "epílogo" que não está muito longe, para não dar muito vexame... obrigada pela visita. ♫♪

    ResponderExcluir