sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa = Passagem

                                           Páscoa = Passagem =  + VIDA



Hoje dia 21 de abril deste ano, acabei de ouvir no JN o locutor substituto do casal dizer que o FERIADO DO COELHO DA PÁSCOA... etc.etc.
Será que ouvi direito? Passou batido ou mais alguém ouviu? Pois é, depois não querem que criança pense assim; que a Páscoa é o dia internacional do chocolate, dia do coelhinho de olhos vermelhos e pêlo branquinho, dia do OVO, esse tipo de coisa. Tudo bem que esta é mais uma daquelas datas que o comércio A D O R A para faturar um pouco mais, porém não podemos esquecer acima de tudo é que é uma data religiosa, mais precisamente judaica e católica. 
Porém não custa explicar para os menores, para quando crescerem não dizerem bobagem, o que significa a Páscoa, o que representa para os religiosos que professam a data como sagrada, já que todo mundo usa sem cerimônia os feriados, independente de ter ou não uma fé, uma religião, para se entupirem de presentes e chocolates, ficar sem trabalhar e  deixar de lado os compromissos “oficialmente” por conta dos dias chamados "santos".


Então vamos lá: Páscoa = Passagem, até ai todo mundo sabe, mas representa a renovação também, o recomeço.  
De acordo com o Novo Testamento os ritos Judeus e o Cristianismo Católico, Jesus morreu crucificado na sexta feira (chamada SANTA) e na meia noite do sábado (ALELUIA) subiu ao céu de corpo e alma, exatamente quarenta dias depois do carnaval, dando o nome desse periodo de Quaresma. Assim o domingo passa a ser Páscoa = Ressurreição, Ressurgimento, Renovação.
Já para o espiritismo não é bem assim; Ele apareceu EM ESPÍRITO MATERIALIZADO para Maria Madalena e a irmã de Lázaro, desmaterializando seu corpo (Ele podia fazer isso) e a data foi num dia que não tem muita importância, já que o que importa é o que ele nos deixou como ensinamento.
 Se for para lembrar de Jesus e seus ensinamentos qualquer data serve. Respeitamos.
Com este acontecimento, o da Páscoa, levanta-se também uma polêmica:  
É Ressurreição ou Reencarnação? Os dois; cada um significa uma situação;
A Ressurreição dá idéia de voltar à mesma carne, ao mesmo corpo, e a reencarnação é o mesmo espírito num corpo novo, próprio, até com defeitos, ou problemas se for preciso para aquela nova vida, nova encarnação. É assim que os espiritas pensam.
Reencarnamos tantas vezes quanto preciso for para a nossa evolução.
Não entendemos que o dia seja mais santo do que todos os outros abençoados por Deus, apenas respeitamos o sistema de divisão de tempo, mais conhecido como calendário Gregoriano, que foi criado pelo Papa Gregório Xlll, assim como todos nós Cristãos seguimos por ele, o calendário é claro. Ficando assim renomeado para todos os fins como Ano de Jesus Cristo.
Fui procurar na Wikipedia como é escolhido o dia de carnaval e lá diz que todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal.
Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Daí pergunta-se desde que o mundo é mundo, desde que o homem começou a raciocinar, o que há além da vida, depois da morte?
Resposta simples:                              
                                                                + vida.


Boa Páscoa.
Renovemos tudo, reciclemos o que já perdeu a forma e o sentido.
Renovemos nossos sentimentos, nossos pensamentos e nossa VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário