sábado, 24 de julho de 2010

A preguiça

Estava agora a pouco lendo um blog onde o escritor dissertava sobre uma laranjeira onde as laranjas já vêm descascadas, sem sementes e nem fiapos que se prendam nos dentes, e que nasciam na "saia" da laranjeira ao alcance da mão. Muito bem escrito, como não poderia deixar de ser, um artigo feito por um jornalista profissional que escreve para jornais do Brasil inteiro. Mas o artigo em questão me fez refletir como cada vez mais estamos preguiçosos, e eu me incluo nessa fila duas vezes, e com certeza ainda com preguiça de entrar. Mas é muito verdadeira a atual preguiça humana. Talvez  até seja uma "doença" genética e/ou contagiosa. Porque eu vejo "todo mundo" com preguiça.
A aparelhagem tecnológica, a velocidade com que "mandamos buscar" pronto e "no ponto", nos faz cada vez querer fazer menos e com isso pensar menos. Para que pensar? Alguém em algum lugar já pensou ou está pensando por mim, é só eu acessar o "são" Google, o santo das respostas impossíveis, que está tudo lá, até referências a minha pessoa, que nem sou uma pessoa pública, estão lá, para diversão dos netos, e brincadeiras de família. Para que pensar em descascar laranjas ? Aliais, a rede Pão de Açucar (não tem aqui onde eu moro), foi onde vi pela primeira vez, frutas cortadas e descacadas para vender e prontas para comer. Achei um luxo, mas na hora não parei para pensar no que agora escrevo.
Até aonde isso vai nos levar? Acho que futuramente, nasceremos com uma sonda nazogástrica para não termos nem o trabalho de engolir, aliais foi o comentário que postei no blog do
Jornalista Marcelo Sguassabia.
http://www.eptv.globo.com/blog/consoantesreticentes



Apavorante!!!!Nénão?

3 comentários:

  1. Ai, meu Deus!
    Assustador demais, Clotilde!
    Sexta-feira próxima pretendo escrever como nós humanos mudamos nossos hábitos de uns tempos pra cá, fazendo uma relação com nossa "falta de tempo".
    Abraços, adorei o texto!
    Ah, já tinha lido o do Marcelo neste manhã...

    ResponderExcluir
  2. Clotilde,
    Que honra meu texto ter inspirado seu post. Obrigado pela acolhida aqui no seu blog. Abraços pra você.

    ResponderExcluir
  3. Imagine Marcelo, eu é que tenho a honra de têlo entre meus seguidores. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir