sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Caderno




                                                                    O Caderno.
Abri rapidamente o envelope rosa claro que o correio havia me entregado há poucos minutos e que me deixou realmente curiosa.  –Quem haveria de ter me mandado uma correspondência tão delicada?-
Só poderia ser uma das amigas. Sim, era um delicado convite de aniversário. Infelizmente um pouco em cima da hora, teria pouco tempo, na verdade pouquíssimo tempo, para escolher a roupa, os acessórios e o mais importante, o presente.
Procurou no armário uma roupa condizente com a ocasião e horário. Escolheu o calçado e os acessórios com toda atenção e finalmente foi em busca de um presente. Olhou centenas de opções e pensou em outras tantas até que conhecendo bem a alma delicada de sua amiga Zilvina, a aniversariante, optou por algo muito especial, diferenciado e principalmente personalizado. Escolheu um caderno, mas não era um caderno qualquer, era um caderno com a capa em tecido estampado em asa de borboleta em cores vibrantes. As páginas eram em papel reciclado muito fino, ao contrário do comumente encontrado, feito em fibras de pétalas de flores o que lhe deu uma textura inigualável. Escolheu um papel de seda azul claro e uma fita larga num tom mais escuro para completar o delicado embrulho. Uma delicada rosa iria finalizar o arranjo.
Correu para casa para escrever a dedicatória que faria toda a diferença ao presente.
De posse de uma caneta de ponta muito fina começou a escrever em letra rebuscada, porém elegante as seguintes palavras:

                            “Querida amiga Zilvina.
Neste dia inesquecível em que nos convida para festejar com você mais um ano de sua existência, procurei encontrar alguma lembrança que marcasse esse dia. Entre tantas opções escolhi este caderno que lhe entrego junto ao meu carinho sincero.
Nele você poderá anotar o que quiser, como frases belas ou engraçadas, receitas de bolos, doces e salgados, aquela receita de meias de tricô para confeccionar num futuro muito distante, quando os pés frios do seu amor pedirão um agasalho. : )
Versos de todo o tipo, de amor e de guerras, de alegrias e de paz, listas de sonhos de consumo que se realizarão brevemente e listas de nomes, feios e bonitos ou até palavrões mesmo que ache isso esquisito.
Qualquer coisa pensada pode ser escrita neste caderno ou até mesmo desenhada, quem sabe uma planta de casa ou de frutos. Uma flor, um bebê, um bichinho, uma frase de carinho.
Qualquer coisa aceita um caderno simples e normal, talvez receitas de paz, de viver, de amar e de felicidade. Guarde dólares ou euros entre suas páginas e quando estiver todo cheio faça uma bela viagem de preferência bem acompanhada.
Mas se nada disso quiser, faça o que bem lhe aprouver.”
Porém o que eu quero mesmo amiga, é que você seja muito feliz e eu aqui estarei sempre retribuindo as alegrias da nossa amizade.

Um comentário:

  1. Sorte da presenteada, por ter uma amiga tão devotada e sincera. Talvez ela use o caderno pra te agradecer, Clotilde. Belo texto. Um grande abraço!

    ResponderExcluir