quarta-feira, 25 de julho de 2012

O que é ser herói?

                                                     O que é ser herói?
Mexendo em papeis guardados me deparo com alguns recortes de jornais antigos e entre eles um pedaço me chamou a atenção onde estava escrito: “Concurso literário de crônicas”, cujo  título era “A Jornada do Herói”.
Achei interessante e fiquei tentada a escrever sobre o assunto.
Passo e repasso minha vida para ver se em algum momento fui heroína. Lembro-me de muitas situações em que até a “Mulher Maravilha”, minha “ídala”, iria precisar de quatro mãos para se safar, mas me sai bem, sã e salva. Seria isso um ato heróico, um heroísmo da minha parte? Não! Tenho certeza que não.
Então fico pensando se não seria falta de humildade, de modéstia e um tanto de vaidade alguém sair por ai contando seus feitos, se intitular de herói?
Continuo pensando... A cabeça não para... O que é um herói afinal? Tirando os bombeiros, é claro! Estou falando de pessoas comuns, anônimas.
Será aquele que sobe a montanha mais alta do mundo ou faz uma travessia pelo deserto, ou ainda aquele que atravessa as geleiras mais intensas? Ou talvez faça um safari dos mais arriscados enfrentando feras? E aqueles que descem às profundezas  do mar para dar de comer aos tubarões, passar a mão em seu dorso... sei lá...
Continuo pensando... O que é um herói de verdade?
Pedro Bial chama os BBOBOS de heróis...

Acho que ser herói é sobreviver cada dia as suas vinte e quatro horas, vencendo a tentação de mandar o mundo parar para descer.
É chegar à noite e ir dormir com a consciência tranquila do dever cumprido seja lá o que for que isso signifique na vida de cada um.

Um comentário:

  1. Olha o que a wikipedia diz sobre a definição de heroi: http://pt.wikipedia.org/wiki/Herói

    Acho que bate... :))))

    Beijocas, minha heroína!

    ResponderExcluir