segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diabete

                                                                  Diabetes
Pois é; arrumei mais uma encrenca para me aborrecer. Estou diabética.
Estou com DIABETES ll OU DIABETES SENIL (Credo!)
De agora em diante faço parte do grupo das “etes”, Chacretes, Silvetes, Xuxetes e diabetes (?) o pior é que ela também se denomina senil... SENIL? Será que já cheguei lá? Aff...
Me tornei uma DOCE mulher ou uma mulher doce... (será?) ;) mas sempre uma DIABETE aquela que ninguém aguenta e que é pior do que pimenta. (ãaaa?)
Só para terem uma idéia onde me meti, vejam a notícia que peguei na internet das muitas que li, mas basicamente é isso. Tirando o emagrecimento acelerado que o problema proporciona o que me daria muita alegria, o restante é só encrenca e infelizmente não posso dizer que seja uma doce encrenca.
No Brasil, estima-se que o diabete afete cerca de 9 milhões de pessoas, sendo que 50 % ainda desconhecem tal fato. Desses, 23 % não se preocupam em se tratar. São 24 mil vidas perdidas por ano para essa patologia, só no nosso país. E no mundo, é a quarta causa de mortes.
Existem dois tipos de diabetes:
• Tipo 1 - (ou juvenil) - Se manifesta logo nos primeiros anos de vida, pela impossibilidade da produção de insulina.
• Tipo 2 - Conhecido também como diabetes senil. Apesar de tradicionalmente, manifestar-se entre os 30 e 40 anos, hoje é bastante comum entre adolescentes. Isso está associado ao estilo de vida sedentária, com alimentação desregrada e estresse.

E é sobre o Tipo 2 que falaremos a seguir:
É uma doença crônica e por esse motivo, deve ser controlada. Caracteriza-se pelo aumento da taxa de glicose no sangue a níveis considerados acima do normal (obs.: a taxa normal de glicose no sangue, em indivíduos normais varia entre 60 a 110 mg %, em jejum de 12 horas).
A insulina é o hormônio secretado pelo pâncreas e possui a função de quebrar as moléculas de glicose para favorecer as reações químicas e metabólicas, assegurando assim o funcionamento dos tecidos e órgãos do organismo.
Quando o pâncreas apresenta produção insuficiente de insulina ou quando ocorre pouca sensibilidade do organismo à ação desse hormônio, nos tornamos diabéticos.
Não se tem conhecimento da causa exata desse diabetes, porém existe uma série de fatores que contribuem no seu aparecimento:
* Alimentação Inadequada (Rica em carboidratos concentrados, tais como: doces, açúcar.)
* Estresse
*Hereditariedade (Existe uma predisposição hereditária em adquiri-lo se houver algum familiar que apresenta essa doença.)
* Obesidade
*Vida Sedentária
Fique atento aos principais sintomas:
* Sede e fome excessiva
* Emagrecimento rápido
* Urinar com freqüência exagerada
* Dificuldade de cicatrização em cortes e machucados
* Desânimo e indisposição para realizar tarefas do cotidiano
* Cansaço e irritabilidade
* Náuseas e vômitos
Saiba que esse diabetes pode ser controlado através da prática de exercícios físicos, dieta balanceada e/ ou medicação (comprimidos e injeções de insulina).
É importante que se cuidar, pois se não for tratada, pode acarretar doenças como: derrame, infarto, cegueira, amputação das pernas, insuficiência renal, paralisia e impotência sexual.
Ao notar esses sintomas, não deixe de procurar o seu médico. Apenas esse profissional poderá auxiliá-lo no diagnóstico e no controle do diabetes.
Fonte: Revista Veja

5 comentários:

  1. Tem que maneirar no pastel de banana...eheheheh

    Clô, se cuida bastante que não vai dar nada. A maioria das pessoas que têm complicações é porque não se cuida. Sobre o senil, não esquenta: viu que até os adolescentes estão tendo?

    É diabete ou Diabrete? Eeheheheh....

    Beijocas geladésimas :)

    ResponderExcluir
  2. Deve ser DIABETE mesmo já que ele é o DIABO e não o diabro...hahahaha.
    Liga não, vai ser só um pouco mais de frustração de não ter nada para fazer num café colonial, aniversários e ter de abrir mão das sobremesas, "só" isso :(

    ResponderExcluir
  3. Encuca não querida...Se cuide e pronto!Faz a dieta direitinho,e algum exercício e a doença pode ser controlada.O diabetes no início assusta todo mundo,depois acostuma como tudo.Ela não vai te impedir de sorrir,ler um livro,olhar o mar,passear e outras coisas boas....é isso ai...bjus!!!!

    ResponderExcluir
  4. Você conhece a estória da mulher que perdeu os cabelos com a quimioterapia e disse : "Agora não preciso mais pentear os cabelos ". Então, agora não engordaremos. Se todo mal fosse esse; graças que é diabete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Angela e na verdade não estou nem um pouco preocupada. A glicemia foi subindo nesses últimos anos e eu fui aceitando devagar esta possibilidade. Eu só postei porque costumo rir de mim mesma e das minhas mazelas. as agradeço o conforto, é muito bom saber que se preocupam com a gente, né? Bjs doces♥

      Excluir