sexta-feira, 27 de março de 2020

Lã para o Inverno

                  Lã para o Inverno
Amanheceu um belíssimo dia de outono. 
A temperatura perfeita; nem frio e nem calor. 
Nada de suor escorrendo e nem queixo batendo, tudo dentro do equilíbrio.
Era bem cedo ainda, tinha acabado de amanhecer e o sol nascer. Sentei-me diante da minha xícara de café para acabar de acordar quando a criatura peluda parou à minha frente e me perguntou assim à queima-roupa se eu sabia fazer tricô. E essa é uma pergunta que se faça antes das dez da manhã?
Antes de eu tomar meio litro de café não sei nem quem eu sou.
- Ãh?
- Eu vou perguntar de novo: Você algum dia fez tricô nessa longa estrada da vida?
- Bom dia, como vai você; e os parentes estão bem de saúde?
-Já vi que não está dando ainda, vou lá dentro e já volto, espero uma resposta coerente; é muito importante.
O que fazer quando duas criaturas de fuso-horários diferentes coabitam no mesmo espaço exíguo?
Quando ia pegar meu jornal, já saboreando a segunda xícara de café com leite ele apareceu de novo. Parou diante de mim querendo saber se eu fiz tricô na vida. Ele é altamente insistente.
- Bem, eu já fiz tricô e tenho até um certificado que me garante, mas eu não me garanto nada fazendo tricô. O cursinho durou seis meses e enquanto as amigas fizeram dez peças em vários pontos, eu desmanchei o meu trabalho dez vezes, mas finalmente consegui entregar no dia da formatura um casaquinho cor turquesa, que doei na primeira oportunidade para não ficar olhando para ele e me lembrar do período de tortura.
- Tudo bem, não duvido de uma só de suas palavras, imagino a cena e acho melhor trocar de assunto para não chorarmos juntos. O que eu quero mesmo é aprender a fazer tricô.
- Continua querendo mesmo depois desse meu sincero depoimento?
- Claro! Ouvi dizer que tricô e bicicleta nunca mais se esquece.
- Primeiro me diga qual é a novidade do momento.
- É que ouvi dizer que estamos no meio do outono e daqui a menos de dois meses entraremos no inverno e com ele o frio.
- O frio chega antes do inverno... aff,  que novidade...
- Sim, eu também ouvi dizer, daí pensei numa oportunidade de ganhar dinheiro fazendo blusas de lã...
Demorei um pouco, confesso, a entrar no clima.
Como em tempos de Pandemia a gente precisa inventar coisa, achei até uma boa ideia, fazer um cachecol para o inverno. E lá fui eu buscar as lãs e as agulhas, afinal não custava nada e não consigo negar nada à criatura peluda que divide a moradia comigo, sem falar que ando muito emotiva e precisando fazer alguma coisa par me ocupar...
Às cinco horas da tarde ainda estávamos, cada um com um par de agulhas nas mãos e enrolados entre fios de lã, contando: “um tricô, um meia, um tricô, um meia”, quando o interfone tocou e era o porteiro perguntando se podia subir com o casal de Carneiros que estavam entregando...
- Otávio!!!! Venha cá que quero te matar bem devagarinho...

Desde àquela hora ele está mergulhado nos lençóis, dormindo como um anjo e não está para ninguém...
Melhor eu voltar ao cachecol antes que eu faça um macarrão com essa lã e um molho peludo; um tricô, um meia, um tricô, um...

27.03.2020

Um comentário:

  1. Pra distrair deste drama de coronavírus, nada melhor que tricotar com a Clotilde e seu fiel escudeiro Otávio! Abraços pra ambos.

    ResponderExcluir