domingo, 4 de junho de 2017

São João

                                                        São João 
Hoje, quando acordei logo cedo dei de cara com Otávio sentado no sofá da sala tendo ao lado uma mala de viagem.
- O que houve?
Foi o que lhe perguntei sem conter o meu espanto, pois quando fui dormir nada me foi falado de viagem nenhuma.
Ele só apontou a mesa posta, e muito bem posta de café da manhã e só ai me dei conta do cheiro delicioso de café que saia da cafeteira ligada.
É claro que estranhei também tanta gentileza logo cedo e comentei com as minhas pantufas; "lá vem coisa."
Com total domínio da situação ele fez sinal para que eu sentasse e tomasse o meu café enquanto murmurava entre dentes; "depois explico."
Nessa hora as fatias de pão da torradeira pularam me causando um leve susto e me trazendo de volta à realidade.
A cada momento eu ficava mais intrigada, pois agora por exemplo ele me perguntava se eu queria ovos mexidos com queijo ou sem queijo.
Realmente cada dia é um susto dividir o mesmo teto com Otávio.                                                     Por mais que eu lhe fizesse perguntas, ele como uma esfinge, apenas me olhava do outro lado da mesa com seus enigmáticos olhos amarelos que mudavam conforme o seu estado de humor. Às vezes autoritário, outras muito doce como agora, o que me deixava mais intrigada ainda, mas boa parte do tempo olhava tudo com desdém ou desprezo pela ignorância humana. Mas quando ele entrava nessa de hoje;  cheio de autoridade, e também cheio de doçura eu nem cogitava de lhe desobedecer, pois tenho juízo.
Após o café enquanto eu arrumava a cozinha ele me disse que eu fosse mais rápido com as coisas porque eu precisava arrumar uma mala para viagem com roupas de verão para ficar um mês todo fora.
Ai é que estremeci da cabeça aos pés, mas quando ia lhe perguntar ele me cortou e disse que eu acelerasse, pois já estávamos muito atrasados.
Deitei a mala aberta sobre a cama e coloquei lá dentro sei lá o quê, pois não conseguia saber para onde iríamos. Logo que acabei, corri tomar banho enquanto ele só acompanhava com o olhar fuzilante e olhando para o relógio o apontava me mostrando a urgência.
 Eu só tremia diante de tanto poder. Debaixo do chuveiro consegui balbuciar uma prece ao universo, pedindo para que a criatura não tivesse enlouquecido de vez.
Quarenta e cinco minutos depois um Taxi nos desembarcava em frente o saguão do Aeroporto. Sem nada mais me dizer correu na frente para despachar as malas e eu correndo atrás como a louca da viagem. Só por um breve momento olhou para trás onde eu me encontrava e me avisou que já haviam chamado para o embarque e realmente fomos os últimos a embarcar.
Minutos depois quando o avião ainda taxiava na pista para levantar vôo perguntei se pelo menos agora eu poderia ser informada do nosso destino.
Ele apenas e tranquilamente retirou dos olhos a máscara de dormir e me disse que estávamos voando para a Paraíba para as festas de São João que duram o mês todo e ele pretendia só voltar no dia 29. Queria se arrebentar de dançar forró.
E sem mais nada a dizer voltou a colocar a máscara de dormir ignorando as manobras de decolagem da aeronave e a minha pessoa que ainda está de boca aberta...

Bons festejos juninos para todos!!!

2 comentários:

  1. Esse Otávio está virando um personagem, Clotilde. Já ganhou vida própria e anda ditando as regras aqui no seu pedaço! Sucesso a ambos e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcelo. Otávio é meu gato persa de olhos amarelos. Vive mau humorado e reclamando de tudo principalmente quando eu saio ou viajo, na volta ele leva uma meia hora andando à minha volta miando com entonação de bronca. Dai certo dia escrevi um texto e o coloquei de personagem, e como muita gente me retornou gostando eu passei a fazer histórias com ele. Abrçs e bom fim de semana.♥♥

      Excluir