domingo, 18 de junho de 2017

Santo Bolo.

                                                       Santo Bolo
No dia 13 de junho ia eu pela rua distraída em meus pensamentos insanos quando reparei num entra e sai animado da Igreja de Santo Antônio.
Curiosa e por não ter nada mais interessante a fazer por aquelas horas frescas de outono, resolvi entrar para ver o que acontecia, foi ai que me dei conta de que era o dia dele, do Santo padroeiro dos solitários, aqueles que não suportam a solidão ansiosos por alguém que troque e divida afetos íntimos, ou não, mas que tome o café juntos pela manhã discorra narrativas de filmes e livros durante a tarde, comentem as notícias do dia e lhe dê um beijo de boa noite, alem dos que anseiam simplesmente por um "cobertor de orelha" para os dias frios, o que não querem é ficar sozinhos, eles ou elas.
Como dizia, levada pela curiosidade entrei junto de duas senhoras que trocavam cochichos e risadinhas discretas à minha frente quando fui parada logo à poucos passos da entrada por um gentil cavalheiro com um prato plástico à minha frente onde uma fatia de bolo com cobertura branca que mais parecia de casamento, repousava ao lado de um também garfo plástico transparente. Insistiu em me estender o pratinho me dizendo que se eu encontrasse o Santinho no meu pedaço de bolo nos casaríamos antes do Natal naquele ano ainda. Detalhe: eu já tinha ouvido falar que o tal santinho de metal que colocavam dentro do bolo (mais de mil em algumas Igrejas) já havia causado pelos mais afoitos que o mastigavam sem nenhum cuidado e o engoliram, muitas contrariedades e até boletins de ocorrência querendo processar o Santo, por dentes quebrados e cirurgias de desobstrução das vias digestivas ou respiratórias. Assim, temerosa de algum contratempo, pois já havia me arrependido de ter me deixado levar pela curiosidade e entrado, tentava desviar do insistente homem que com determinação me estendia o pedaço de bolo.  Fui desviando das pessoas e tentando fugir da criatura e até que fui me encaminhando para um canto num vão de uma coluna com ele persistente ao meu lado.
O burburinho continuava ao nosso redor com a distribuição do bolo, dos pãezinhos bentos, além de santinhos de papel com orações escritas atrás.
Quando voltei a olhar para o meu interlocutor que permanecia carregando nas mãos o pedaço de bolo e repetiu a frase que casaríamos até o final do ano caso eu encontrasse no bolo o santinho e ainda acrescentou: se você encontrar a aliança caso em menos tempo ainda. Assustada tentei recuar para trás esquecida de que a Igreja estava cada vez mais lotada de gente.
Olhei para o enorme Santo Antônio que ficava no Centro da nave e eu juro que ele piscou para mim.
Continuei tirando meu rosto da direção do bolo até que me ocorreu perguntar se aquela era uma nova modalidade de arrumar namoro e ele me respondeu que "não tínhamos tempo mais para rapapés de antigamente como namorar, noivar de aliança e casar".                                      Me chamou de velha, o desgraçado, e o pior é que nem liguei porque era verdade, mas ele era do mesmo século que eu com certeza!
Porém olhando um pouco melhor até que ele era muito charmoso e apessoado, mas por que eu?
E o garfo com um pedaço de bolo maior que ele se equilibrava na direção da minha boca novamente. Olhei de novo para o Santo lá em cima e ele piscou de novo, cheguei a acreditar que era um mecanismo consolador de esperançosas pessoas solteiras a fim de alguém, o que não era o meu caso, não naquele momento e nem naquelas circunstâncias.
Finalmente quando abri a boca para dizer um taxativo "não, não quero bolo!" Já era tarde, ele me enfiou goela a baixo sem mesmo fazer "aviãozinho" o maldito pedaço do bolo.
Mastiguei com o maior cuidado pensando nos meus poucos e bem cuidados dentes verdadeiros e felizmente nada tinha naquele pedaço. Oh, gloria!
Realmente decepcionado ele queria que eu comesse o outro pedaço que sobrou no pratinho, mas rapidamente confiando no Santo que piscava eu lhe disse que ele mesmo comesse e que se tivesse um santinho ou aliança eu casaria com ele até o final do ano.
Me dei conta que a louca do bolo era eu!!!
Na hora ele ficou todo animado e enfiou tudo na boca de uma só vez e mastigou com fé e louvor a doçura como se fosse um pedaço de picanha "ao ponto". Quando ele parou estremeci por um momento e olhei para o Santo que piscou de novo e jurei que iria investigar aquilo no dia seguinte, mas olhando a decepção do homem vi que não havia nada no pedaço de bolo, ou ele engoliu na agonia e ansiedade... Pois e agora, como saber?
Sai dali me esquivando dos que entravam animados imaginando que o cara tenha ido pegar outro bolo para tentar de novo com uma próxima desavisada. 
Enquanto saia olhei de novo o Santo que continuava piscando(?)
Pisquei pra ele, é claro!

Cada uma...

3 comentários:

  1. Kkkk, adorei essa "viagem". Até que é uma idéia aos desesperados, né?

    ResponderExcluir
  2. Um flerte com Santo Antônio... só você mesmo, Clotilde! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Um flerte com Santo Antônio... só você mesmo, Clotilde! Abraços.

    ResponderExcluir