domingo, 13 de janeiro de 2013

Mão de obra

                                                          Mão de obra
Gente se é uma coisa que incomoda é ter que arrumar alguma coisa em casa com a ajuda imprescindível do pedreiro. Santamãededeus!
Aqui em casa foi necessário trocar o piso da entrada e por consequência tirar e recolocar a porta, nada demais se a porta em questão não pesasse mais de cem kilos e não fosse uma porta corta-fogo de metal e acho que de algum material tipo aço ou um ferro muito grosso. Coisa de louco.
Ontem o pedreiro chegou as 8.30hrs acompanhado da sua esposa que veio fazer as vezes de ajudante. Felizmente ela é uma mulher “bem estruturada”, mulher forte literalmente e depois de muitas idas à caixa de ferramentas da casa sem que houvesse uma ferramenta adequada para deslocar a “estrela do dia”, o porteiro do prédio gentilmente descolou uma chave yale (?) de grosso calibre para a execução da tarefa. Segundo ato foi deslocar a bendita e transladar ela até a sala, mais de 2 metros, e deita-la sobre uma mesa também de dois metros para que fosse serrado um centímetro de sua base. Quem não assistiu a este evento não pode nem de longe fazer ideia do que foi.
Com dois tapetes de banheiros dobrados embaixo da porta, ele e a mulher botando quase as tripas pela boca a arrastaram em pequenos míseros centímetros sempre tendo que arrumar e revezar, a medida do pano para que a “mocinha” deslizasse o mais suavemente possível, até que Uffffaaa! Conseguiram deitá-la sobre a mesa que é feita de material de demolição e que aguentou bravamente.
Ato contínuo o homem teve de fazer um pequeno serviço de funilaria, sim eu falei funilaria daquelas de carro mesmo, cortando uma parte enferrujada e fazendo aquela aplicação de massa apropriada na recuperação de carros, e vai que lixa daqui e lixa dali, finalmente teve que passar uma tinta “quase igual” discretamente para dar o acabamento necessário, dai foi retirado o piso que seria trocado e tãtãtãtã...
Como voltar a porta para o lugar se o piso havia sido retirado e estava no puro concreto, como deslizar a criatura? Foi necessário pegar nova tábua que já havia sido descartada na lixeira do prédio ao meio dia quando terminava o horário de serviços. Desce sete andares e sobe tudo novamente com a referida...
De volta com a tábua a mulher ajudou o marido a colocar a bendita porta de pé quase morrendo para segurá-la e instalá-la sobre o pano novamente e sobre a tábua do piso retirado que consistia numa régua de aproximadamente dez centímetros por metro e meio de comprimento, dai foi outra função arrastar à duras penas a porta sobre o pano em cima da régua, sempre tendo que revezar estes movimentos que pelo peso eram lentíssimos intercalados de muitos copos de água gelada e paradas para tomar fôlego.
Já passava das três horas da tarde quando finalmente a porta foi colocada no lugar, dai então é que ele foi começar a trocar o piso de aproximadamente 4 metros quadrados o que ele fez em hora e meia, é mole? Dez a zero para a porta!

2 comentários:

  1. Nossa, esse casal já tem lugar garantido no céu! Tomara que o resto do ano seja mais fácil para eles....

    ResponderExcluir
  2. Sei o que é isso, Clotilde. E no seu caso houve boa vontade e nenhuma culpa da mão-de-obra. Geralmente o calvário é o próprio pedreiro...
    Um grande abraço e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir