terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Curiosidades da Matemática

Desde que li há muitos anos "O homem que Calculava" de Malba Tahan, fico a imaginar o que leva pessoas a fazerem cálculos e cálculos do nada; "só para ver no que vai dar".
Tipo assim; contar quantas folhas de chá a rainha da Inglaterra consome por ano, sendo que cada xícara leva em média 5 folhas desidratadas se for chá preto, porém se for o chá branco, 6 ou 7 folhas; dando conta assim que além do tradicional chá das cinco e o que acompanha o desjejum da real pessoa, são 365 dias x 4 xícaras. Porém ela ainda consome mais 2 xícaras extras de chá ao amanhecer e uma a mais, as sextas feiras 13 as 15horas, exatamente após a última badalada do BigBen, para cortar o mau olhado. Além das xícaras extras que ela toma também praticamente todo santo dia e santa noite, por exemplo: uma xícara antes de dormir com conhaque para aquecer as frias noites de insônia, e  uma outra xícara as dez da manhã, sem conhaque, apenas com 3 gotas de gim para abrir o apetite, assim como fazia  sua real mãe, de acordo com as fartas informações dos jornais locais. A erva é escolhida dentre a mais pura casta,  e com certeza é um produto orgânico, adubado com o mais nobre esterco recolhido das estrebarias reais.
Sendo assim, poderemos sem medo de errar, chegar ao resultado seguro de dizer que o consumo de folhas de chá pela rainha vai para lá de 1500 micro-folhas desidratadas ao ano! Levando-se em conta os dois tipos de chá, o preto e o branco é claro!
O que é um número ínfimo se comparando com a quantidade de folhas de mate que qualquer gaúcho consome nas praias de Florianópolis em qualquer verão.
Isso posto só gostaria de saber como chegou a essa conclusão e por que, o autor dessa curiosidade que postarei abaixo, assaz muito importante e imprescindível para os parâmetros geológicos e meterológicos do momento, essa informação que recebi na minha caixa de correio no dia de hoje; 1 de Fevereiro de 2011 ? 
Imagino que seja como acontece comigo de vez em quando durante uma daquelas visões tridimensionais que nos assalta assim, como quem não quer nada, embaixo de um sol aberto do meio dia, nos alertando que precisamos fazer algo, pensar em algo, seja lá o que for...
Senão veja se não é uma curiosidade incrível ????????????????????
Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns .... 1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e tem mais!!!
Agora você vai descobrir também algo interessante:
Pegue os últimos 2 di­gitos do ano em que nasceu mais a idade que você vai ter este ano e a soma será igual a 111 para todos!
ALGUÉM EXPLICA O QUE É ISSO ????...

2 comentários:

  1. Oi, amiga
    Seu comentário me trouxe saudade e vontade de reler este livro, pois ainda o tenho. Malba Tahan foi professor de meu pai no colégio Pedro II, no Rio.
    Ah, amiga " Há mais mistérios entre o céu e a terra do que nossa vâ filosofia "
    Abraços Angela

    ResponderExcluir
  2. O amiga, que prazer em vê-la por aqui me prestigiando, Angela. Abraço apertado e beijo.

    ResponderExcluir