sábado, 12 de julho de 2014

Vergonha Alheia

                                                               Vergonha Alheia
Quase uma semana se passou e o impacto ainda reverbera entre a população incrédula diante do resultado de 7X1 para a Alemanha.
Não serei mais um a fazer comentário, até porque como já disse muitas vezes, não sei nada de Futebol e para falar a verdade não é só de Futebol que eu não sei, mas de muitas coisas que ainda tenho que aprender e outras que vou morrer na ignorância, infelizmente.
Mas o que me leva a escrever é ver e ouvir pessoas e comentários de todos os lados e observar as reações, algumas totalmente insanas em nome de um esporte e de um evento que acontece a cada quatro anos que reconheço ser a alegria do povo, mas não é para tanto.
Gente... É assustador ver as pessoas chorarem, terem ataques cardíacos, odiarem e se estrebucharem por conta de uma partida de futebol! Até entendo a desilusão, a frustração que acometeu a todos e até a mim que acompanho sem nenhuma euforia, mas é nosso Brasil, nosso futebol! Para mim, apenas isso nada mais. Até porque, por mais que se queira negar, se eles ganharam é porque obviamente estavam melhores preparados, vamos combinar...
Eu os admiro mas não os idolatro, assim como admiro também nossos bravos atletas olímpicos que treinam e se esforçam muito à sombra e à indiferença do povo durante os intervalos das Olimpíadas e se apresentam lindamente representando o nosso Pais, ganhando medalhas e tudo. Eles sim sofrem pelos seus ideais quase sem patrocínio, quase esquecidos por quatro anos e sem nenhum incentivo do povo em geral, para depois ainda TODOS os Brasileiros se sentirem donos das medalhas e gritarem em alto em bom som que “a medalha é nossa!”
Nossa o quê, cara-pálida?
Penso que devemos incentivar os esportes em geral, que devemos aplaudir e torcer, fora isso é exagero. Enfim cada um com seu cada um.
Mas voltando, a palavra que mais ouvi e li durante a semana e realmente me motivou a escrever foi VERGONHA, vergonha?
De que gente minha, do meu Brasil brasileiro? Vergonha é ver o que fazem nossos governantes, os que nos representam, sim eles nos representam aqui e lá fora infelizmente, para nossa vergonha, pois foram colocados lá com o voto do povo diante do mundo todo, e diante do mundo todo roubam, ignoram e debocham e ainda modificam as leis sempre em favor dos seus interesses, destronam pessoas de bem que ousaram tentar impor a lei que teoricamente é para todos, mas no Brasil o “todos” é só o povão e deveria ser seguida exemplarmente e principalmente por eles, os que nos representam, isso sim é VERGONHA! Vergonha é votar num hipopótamo, num palhaço e sair dando risada. De pagar propina para conseguir as coisas mais rápido, de falsificar documentos e até vou parar por aqui, pois seria enfadonho continuar o que já se sabe.
Vergonha é deixar que esses DESgovernates permaneçam no poder matando o povo aos poucos, lhes impedindo de viver com saúde, de dificultar que cientistas trabalhem tendo que sair para fora do próprio Pais para dar continuidade as suas experiências, que o povo tenha Educação e Cultura decentes. Vergonha é deixar que roubem descaradamente o dinheiro dos velhos que ajudaram a erguer a nação, desviando o dinheiro para destinos ignorados. Vergonha é distribuir esmolas e dar o nome de “Bolsa” em vez de condições de trabalho digno.
Disso deveriam ter vergonha e eu tenho e garanto que se tivesse uma forma honesta e não violenta para tirar esse povo de lá que não fosse pelas urnas, já que elas também não são confiáveis, ah... eu daria sim a maior força...

2 comentários:

  1. Boa, Clotilde.
    Concordo completamente com você. Também não me senti envergonhado com essa derrota de 7x1 para a Alemanha. Não acho que o que aconteceu faça qualquer alemão ter desprezo por qualquer brasileiro. Foi apenas um jogo. Um jogo em que venceu quem estava melhor preparado.
    Vergonha mesmo eu sinto quando vejo os desmandos da política e dos serviços públicos do Brasil. Isso sim, creio eu, faria um estrangeiro ver um brasileiro como um cidadão de segunda classe. Isso sim dá vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ênio Padilha! Obrigada por passar por aqui.

    ResponderExcluir