terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fim de semana com BREGUEDÉ

Como todos sabem adoro palavras, dizeres e situações típicas regionais, inclusive da minha terra, o "manezês". Meus ouvidos estão acostumados a muitos sotaques e palavras regionais por conta das minhas muitas mudanças e vai-e-vens e isso me diverte muito, de verdade, sem deboche, apenas acho engraçado, assim como muitos devem achar que falo engraçado, com esse sotaque aportuguesado das minhas raízes açoreanas.
Pois bem, falei isso tudo para contar que neste fim de semana fui a uma cidade aqui ao lado participar de um bingo beneficente, com direito a muito "BREGUEDÉ" com refrigerante ou cerveja, para quem gosta.
O "Breguedé" é um aperitivo típico da região, aprendi até a receita e é até bem gostosinho. Trata-se de uma espécie de inhoque de mandioca frito e apimentado, muito bom.
O Bingo começou com a solicitação do apresentador do evento para o comparecimento ao palco do Sr. "João Pinguela", para fazer a entrega do primeiro prêmio ao ganhador, que se apresentou  muito feliz, como não podia deixar de ser, é claro; o senhor "João Ruivo", irmão do "abelha".
Nada como viver numa comodidade onde todos se conhecem, né?
Os demais ganhadores seguiram no mesmo estilo mas esqueci de anotar os nomes e apelidos. Mas foi muito divertido. Valeu a pena.
 Eu acho isso maravilhoso, um barato mesmo.
Antes que me peçam ai vai a
Receita do BREGUEDÉ

Cozinhe a mandioca de véspera e passe na máquina de moer.Juntar temperos verdes e pimenta, ovos e um pouquinho de farinha de trigo. Enrolar como  inhoque e cozinhar na água quente e escorrer e ir jogando na água gelada ( dar choque térmico).
Passar na farinha de rosca e fritar.



Um comentário:

  1. Mas, Clô, vamos e venhamos: qualquer coisa enrolada em farinha de rosca e frita fica uma delícia!!! Não tem erro!! Ai, agora deu vontade...

    ResponderExcluir