Quem sou eu

Minha foto
Campinas , São Paulo , Brazil
Tenho mais de setenta anos, mãe de quatro e avó de seis, bisavó de dois e uma saudade eterna. Leonina humor sarcástico e irreverente. Gosto de ler, escrever, pintar, costurar, fotografar, não necessariamente nessa ordem. Gosto de observar e ouvir pessoas, suas histórias de vida que para mim são sempre interessantes e ricas de ensinamentos e só aumentam o meu conhecimento com respeito a viver. Acho bom e interessante olhar a nossa volta. É sobre isso que gosto de escrever.Gosto de cinema, assistir seriados na TV, teatro, viajar,passear,viajar,passear... conhecer lugares e bater papo sem compromisso. Gosto de olhar o mundo com olhos curiosos de quem acabou de chegar e quer se inteirar do que está "rolando".O nome escolhido "Espírito de Escritora" não tem a pretensão de mostrar aqui "grandes escritos" tirados das entranhas da sabedoria mais profunda e filosófica de alguém "letrado" ou sábio. Simplesmente equivale a dizer "escrever com alegria","escrever com espirituosidade".Tudo o que escrevo já está escrito dentro de mim, do meu eu mais profundo, só boto para fora... sei lá... Este é um lugar de desabafo e de reflexões minhas."Os bons que me sigam". (sabedoria do Chapolim Colorado)

sábado, 22 de agosto de 2009

Cuidados com as Pastilhas Valda

Ésta história aconteceu em 1996 quando ainda morava em Florianópolis, e já a escrevi num outro blog que eu tive antes desse. Ela estava entre as minhas anotações e como gosto de coisas inusitadas, momentos surreais que nos deparamos no dia a dia, resolvi postar novamente.
Enquanto aguardava a minha vez para ser atendida na fila do detran, observava ao meu redor as pessoas também inquietas como eu, com a demora em restaurar o sistema nos terminais de atendimento que havia caído, como parecia ser bem comum por ali, conforme os comentários dos funcionários. E não há para mim coisa mais interessante que olhar, observar e ouvir as pessoas.
Como somos diferentes uns dos outros e ao mesmo tempo tão iguais!
Foi assim observando de um lado para o outro que parei meu olhar numa senhora sentada diante da mesa de atendimento de nº quatro, que não parava de falar com o funcionário que só assentia com a cabeça e mantinha o sorriso educado nos lábios. Para meu espanto, de repente, a senhora abriu uma grande bolsa marrom que levava ao colo, observou o seu interior e de lá retirou uma vasilha plástica quadrada, dessas de cozinha, daí pensei : - Esperta ela, que trouxe um lanche.-
É claro que a minha curiosidade aumentou e continuei a minha observação; Ela então abriu a tampa da vasilha plástica de cozinha e retirou o que havia dentro cuidadosamente envolta num guardanapo de pano: nada mais nada menos que (pasmem!) uma latinha de pastilhas Valda !!! Sim aquela famosa latinha dourada e redonda de pastilhas para a garganta, que ela abriu com todo o cuidado e ofereceu gentilmente ao funcionario, que agradeceu polidamente sem se servir, mantendo o mesmo sorriso. Então a mulher colocou uma pastilha na boca, fechou com delicadeza a latinha,observando-a com carinho e tornou a embrulha-lha no guardanapo, ajeitou tudo com cuidado novamente dentro do recipiente plástico, tampou apertando bem e tornou a guardar tudo na bolsa marrom.
Fiquei pensando:Será que a latinha estava enroladinha e dentro do recipiente plástico para não se resfriar?

26 comentários:

  1. u.u eu tinha pesquisado no google "pastilhas valda", quando me deparei com o título "cuidado com as pastilhas valda".
    Então achei q era um "bafo" sobre elas.
    Doce ilusão.
    Qdo cliquei vi esse texto idiota...
    Próxima vez vc coloca um título mais a ver com o conteúdo, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também cheguei aqui pelo google, Roberta, com a mesma expectativa que você, mas acho que o texto da senhora merece respeito, pelo menos. Veja que o título é "Cuidados" (não "cuidado") "com as pastilhas valda", em referência aos "cuidados" que a senhora no DETRAN tinha com a latinha de pastilhas.O texto é interessante e bem escrito, se você olhar, não do ponto de vista da sua expectativa frustrada, mas como o relato de uma situação da vida real, inusitada, interessante, estranha...

      Excluir
  2. "'Como somos diferentes uns dos outros' e ao mesmo tempo tão iguais!"
    e os cometários confirmam...

    ResponderExcluir
  3. Coloca merda de texto nisso, ou melhor coloca esse texto dentro de uma latinha de pastilha Valda e guarda. Quando vc for renovar sua carteira no DETRAN, leia bem essa porcaria que escreveu e deixa de olhar para os lados e ver o que os outros estão fazendo. Só assim vc terá menos assunto para escrever.

    ResponderExcluir
  4. quando ela relata que a senhora abriu a latinha achei que tinha merda la dentro, mas era pastilha, ufaaa...

    ResponderExcluir
  5. eu li este texto umas 10x e não entendi nada .....

    ResponderExcluir
  6. Esse é o "espírito da escritora".

    ResponderExcluir
  7. Esse é o "espírito da escritora".

    ResponderExcluir
  8. Como os demais também me deparei com o texto através do google,e sim me decepcionei ,não com texto ,mas com as pessoas que deixam seus comentários maldosos e vejo aqui que nossa sociedade atual esta perdida com essas pessoas ´´burras´´e fúteis ,que querem apenas ser ´´movimento´´,´´multidão´´só aglomeração de retardados .Perfil de pessoas que passam o dia na frente de um computador ou celular apenas fazendo coisas insignificantes .

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKK, pelos comentários nem vou mais ler.

    " Ler ou não ler, Eis o livre arbítrio. "

    ResponderExcluir
  10. Filho da puta! Maldito seja quem escreveu esse texto podre e medíocre!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Clotilde, seu texto é ótimo ! O título do texto foi bem sugestivo, por isso despertou o interesse do bom leitor, até mesmo daqueles que não dão mais importância numa ótima leitura. Sou professora e é exatamente esse tipo de título que indico aos meus alunos, para que tenham o hábito de escrever textos que despertem a curiosidade do leitor . É assim que funciona na vida de um escritor de colunas em jornais, revistas, etc. Mais uma vez lhe dou parabéns, em despertar esse interesse em mim.

    ResponderExcluir
  12. Cuidados com a as pastilhas Valdas. A maior parte não entendeu nada.
    São uns burros de pai e mãe.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse texto sobre o Detran.

    ResponderExcluir
  14. Que bosta de texto é esse?????????????

    ResponderExcluir
  15. Muito bom texto Clotilde, tenho certeza que todos que leram esse texto teve a mesma curiosidade que Vc, só que a maioria da população pobre de cultura não entendeu o desfecho do seu texto, esperavam algo mais que uma simples pastilha e os seus efeitos. Para Parabéns por esconder a simplicidade do seu texto a traz de um grande título, bom editor é assim mesmo, prende o leitor com forte algema de conhecimento e sabedoria. Sou acadêmico de Fonoaudiologia, e mesmo procurando pastilha valda no google, cheguei ao seu texto e gostei, não se incomode com as críticas à cima, só criticaram porquê leram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei do texto!!!!!
      Situações assim quebram o gelo do estresse do dia a dia!!!!! Kkkkkkkkk

      Excluir
  16. Que bosta de texto...a foto de um cachorro cagando é mais interessante que este texto...kkkkfala sério...não acredito que perdi 3 minutos da minha vida lendo isso...

    ResponderExcluir
  17. Ri com os comentários. Gosto de histórias do dia a dia e a sua surpresa. Me senti estando lá. Visualizei tudo em 3d. Mas realmente o título me enganou. adoro pastilhas Valda e vim saber se faziam mal. Kkkk. Nota 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia !!! Eu procurava saber se crianças de 3 anos podem chupar pastilhas Valda e li o texto!!!!! Também amei !! Kkkkk

      Excluir
  18. ADOREI O TEXTO,POIS PRENDE A ATENÇÃO ,E A CURIOSIDADE,SÓ A ESCRITORA INTELIGENTE,PRA FAZER TODOS LER.

    ResponderExcluir
  19. Ela tem muitos quimicos, aromatizantes e corantes, isso causa cancer e outras inflamaçoes.

    ResponderExcluir
  20. cheguei aqui buscando no google "faz mal ingerir 11 pastilhas Valda de uma vez?", me deparei com o texto e quase enfartei com o título, achando que viriam vários malefícios.. kkk ótimo texto Clotilde, continue a escrever e apreciar a vida!

    ResponderExcluir