quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Na virada do ano

 Mais um ano se apresenta à nossa frente nos próximos dias, o ano de 2011. 
Assim como um carrocel parece que voltamos sempre ao princípio depois de vertiginosa corrida e o que mais incomoda é ver que a cada "volta" ou ano que passa tudo muda sem que pareça se modificar e tudo já não é como foi há um segundo como bem diz a música.
O tempo corre e é o senhor de nossa vida. Sem a consciencia dele estaríamos perdidos, sem noção de nada, à deriva nesse viver sem parâmetro. Já se passaram muitos anos da nossa vida, é claro que falo especificamente da minha vida, do meu tempo e posso jurar que tudo é totalmente novo, tudo renasce enquanto tudo permanece. Loucura total!!!!
Acho que por hoje é bom parar por aqui. Não bebi e nem sei porque estou "filosofando" assim tão  "profundamente", acho que comi alguma coisa no natal que não me fez bem, talvez o perú disparou o apito antes da hora ou estava contaminado com o virus da galinha louca, ou seria a febre da porca louca, ou da vaca louca?! Sei lá; acho que estou com febre, estou delirando como há muito não fazia... Hahahaha

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Desejamos a todos um Feliz Natal, 
cheio de Bençãos, 
Saude, Amor, Paz
Felicidade, Alegria 
Realizações sempre.
         Que o Amor Puro de Jesús os cubra de bençãos hoje e sempre. 
Feliz Natal!!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Gatos e comportamentos

 Acabou de acontecer uma coisa estranhíssima que realmente não encontrei uma explicação, mas vou postar aqui APENAS COMO UMA CURIOSIDADE.


Como todos os apreciadores de gatos sabem, eles têm uma percepção fora do comum sobre tudo o que acontece no "território" deles, e hoje por volta da hora do almoço voltei para casa sozinha. 
Antes é preciso que eu explique que estou no apartamento da minha filha Lígia e do Conrado cuidando dos seus quatro gatos persas, que dormem o dia todo pelos cantos escondidos e nem parece que aqui tem gatos, porém durante a noite brincam e correm de um lado para o outro, jogando bolinhas para todo lado. Uns fofos.
Pois bem; como dizia, quando eu cheguei todos vieram para perto de mim miando e andando de um lado para o outro. Brinquei, fiz carinhos e mimos, mas continuaram ao meu redor o dia todo. 
Neste momento por exemplo, o Heitor e o Horácio estão deitados sobre a mesa, aqui ao lado do teclado enquanto escrevo, já o Haroldo e o Otávio me observam de longe. 
Pois agora mesmo eu estava lendo o blog da viagem 
http://www.duasmotos.com.br  
que descreve passo a passo a viajem que estão fazendo em direção ao Chile e pretendia fazer um comentário para a Lígia, sobre uma das fotos que ela postou, pois não é que na mesma hora o Heitor levantou-se rosnando para mim, e vindo sobre minha mão me impedia de escrever, miando e subindo no teclado, até que devido a minha insistência em continuar tentando escrever ele mordiscou a minha mão. Dai não deu para continuar é claro. Eu não entendo  o "gatês" mas deu para compreender que era para eu parar, ele resolveu que eu não devia escrever e pronto, dai sai do site deles e agora estou escrevendo no meu blog (logo em seguida do acontecido).  
Ele não só, não se importou, como voltou a dormir, é mole?
                                     Pode uma coisa doida dessas? Eu eim????

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pelo Natal de 2010

            E chegou mais um Natal.
           Jesús faz exatamente 2010 anos!!!!!
           Quem diria, está e continuará mais vivo do que nunca.


Pois é, Natal também não é a "minha praia". Aprecio os enfeites ou melhor, apreciava, hoje parecem tão fora do contexto,  tão longe da realidade, pelo menos da minha... sei lá...
Olho e vejo lojas e lojas amontoadas de inutilidades, a espera de serem compradas por pessoas, quase por obrigação, 
afinal É NATAL!!!!! 
Tempo de comprar, e comprar qualquer coisa para si e para os outros, mesmo que em alguns casos, nem os admiremos tanto assim para ofertar-lhes qualquer coisa, mas com certeza temos o dever de oferecer um "mimo" qualquer, mesmo que seja a última coisa que a criatura pense em ganhar do amigo "secretíssimo", ou de alguém que vai compartilhar conosco aquela ceia natalina onde faremos parte como anfitriões ou convidados e comeremos comidas pesadas e nem tão saborosas assim. Tanto é que nos próximos doze meses não a colocaremos mais em nosso prato.
Odeio a famosa invenção intitulada "amigo secreto". Que coisa mais sem noção! Perdeu toda a característica do sentido natalino que é oferecer algo de mais precioso aquela pessoa que nos é muito querida, e principalmente ter ciência de que o valor monetário seja a última coisa a ter importância.
Perdeu o principal, que é a naturalidade, o carinho, o mimo, e se tornou uma pesada e desconfortável obrigação em muitas ocasiões e circunstâncias, sem falar que para evitar trocas e ainda possíveis e prováveis aborrecimentos, o presente é previamente escolhido e anunciado  à viva voz; e ai se não for ganho o pretendido presente, é cara feia na certa, e excomungação pro ano inteiro que ainda começará.
A última criatura a ser lembrada nesse dia é o grande aniversariante, sequer alguém se dá ao trabalho de comentar como aconteceu o nascimento de Jesus, pelo menos para as criancinhas menores para não confundirem o "Papai do céu" com papai Noel.
Já dizia antigamente um pastor na televisão após uma breve oração às seis da tarde todos os dias ; 
"o Brasil precisa orar".  
E sempre concordei com ele. As pessoas cada vez mais vivem para si, olhando o próprio umbigo dentro de um círculo de giz.
E hoje em dia é o que penso e faço. Oro pelas pessoas e pela paz entre todos.
Oro por um tempo melhor e mais solidário, por um tempo de paz e menos egoísmo, onde possamos todos festejar a vinda de Jesus para nos ensinar o amor, sem este monte de comida e bebida, onde tenhamos um dia comum, sem presentes bobos e sem sentido, que não dizem nada a ninguém, nem a quem dá e nem a quem recebe, comendo uma saladinha leve acompanhada talvez de uma posta de peixe frito bem sequinha, tomando uma limonada fresca, com limão colhido até no quintal, mas com os corações transbordando de amor repleto de felicidade.
Muita paz para todos

domingo, 12 de dezembro de 2010

Na casa do Anésio e da Regina

Mais um final de semana interessante:

Fomos convidados, eu e  o Adalberto, para passearmos em São Bonifácio, na casa de campo de um casal  de amigos, a Regina e o Anésio Botelho e foi um final de semana maravilhoso na companhia de  pessoas agradáveis, muito gentis além de termos ao nosso redor um visual explêndido.
A casa de três pisos, estruturada em toras de eucalipto e as paredes de casqueiro/costaneira duplas (informações dadas pelo próprio Anésio) é um show à parte, ainda mais agora, toda decorada para o Natal com os trabalhos manuais lindíssimos feitos pelas mãos habilidosas da própria Regina, pessoa por demais generosa que me aceitou imediatamente como "amiga de infãncia". 
O lugar é de uma variedade incrível de tons de verde.
Rodeado de mata nativa, o terreno abriga galinhas, gansos, marrecos e um tanque de peixes, entre flores variadas e muito gramado.
À noite dormimos embalados ao som de grilos e sapos coachando, numa batida ritimada parecida com tambores, e pela manhã fomos acordados com a cantoria de uma variedade de pássaros, cigarras e das aves do quintal que cacarejavam e grasnavam avisando que botaram ovos.
Uma festa. Além do casal anfitrião estavam presentes mais alguns familiares também muito simpáticos e divertidos. Realmente um final de semana fantástico.

Obrigada amigos, pela maravilhosa hospitalidade.Tudo nota dez.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Começando a semana


Hoje recebi de uma amiga esta mensagem que diz muito da minha vida e postarei aqui para um bom começo de semana.

A vida une e separa as pessoas



mas nenhuma força é tão grande


para fazer esquecer pessoas


que por algum motivo


um dia nos fizeram felizes.

Chega um momento na vida em que você sabe


quem é importante para você,


quem nunca foi,


quem não é mais e


quem o será sempre.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Eu mereço


Estou em Florianópolis desde o dia 30 de novembro e desembarquei sob um sol de verão que durou até o dia seguinte, quanto a chuva voltou a cair.
Graças aos deuses do Ar a TAM chegou apenas com um leve atrazo de menos de uma hora.
Hoje estamos em Palmas, uma praia que pertence ao município de Governador Celso Ramos.
Estamos usufruindo da casa de praia do meu cunhado.
Nesta foto abaixo dá para ter idéia do visual do restaurante em que almoçamos hoje.
É mole?
Pois é, se o Papaidocéu está me proporcionando tão maravilhosos momentos deve ser por que mereço, me desculpem a sinceridade. Hahahaha

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Desejando boa sorte



Hoje estou na casa da Sônia em Campinas-SP, usando o computador dela, tomando um delicioso café e aguardando ansiosa que chegue amanhã, pedindo aos deuses do AR que abençoe a TAM por onde vou voar para Florianópolis, já que pelo que li num site agora, ela anda cancelando muitos vôos ultimamente.
Espero  e peço encarecidamente que não cancele o meu...
Outra amiga Sonia P., me mandou esses versinhos de "boa sorte" que adorei e coloco aqui para divertir e desejar tudo de bom para quem me visitar.

Olhos de sapo, patas de rã,
que tenhas Sorte todas as manhãs!
Asas de morcego , baba de lombriga,
que sempre estejas de bem com a vida!
Patas de hipopótamo, couro de dragão,
que nada nunca machuque seu coração!
Ossos de urubu e  dentes de cobra,
Saibas que gosto de ti, até de sobra!
Unhas de gato, penas de galinha,
que sempre estejas de bem com sua vizinha!
Prometa:
Vassourinha, vassourinha,
que cada ano eu esteja mais bonitinha.
Sapo, sapinho,
que nunca acabe meu perfume e meu batonzinho.


Calderão calderãozinho,
que haja abundância de dinheirinho...
Se em 2011 a boa sorte quereis alcançar
a 7 bruxas amigas você irá enviar!!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sob o sol de Tupã

Gente, continuo ainda sem o meu computador, mas não resisto a dar uma "voltinha" por aqui e vim até uma Lan house, o que é uma aventura, ja que o material estáa beira da sucata, o barulho de jogos é ensurdecedor, mas não deixa de ser uma experiência interessante usar um computador sem espaço.
Talvez Saramago gostasse dele para escrever... quase tenho que aprender a escrever novamente num teclado apagado e capenga, mas tudo bem, só estou passando para dar um oi e usar a frase que o Adalberto usa para descrever Tupã;
 "Aqui tem um sol para cada um".
E sob este sol intenso, aguardo mais uns dias para voltar a Florianópolis ao encontro dele.
As saudades estão cada vez maiores, mas para quem esperou mais de 40 anos o que são uns poucos dias?
E viva o amor, que ainda é uma das poucas coisas que ainda está valendo a pena.
Enquanto isso continuo escrevendo o meu próximo livro....
Abraços a todos e obrigada aos que me visitam.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ausente temporariamente

Por conta de ficar temporáriamente sem computador, justifico aqui minha ausência por tempo  indeterminado esperando que tudo se restabeleça brevemente deixo um abração a todos que me visitam regularmente.♥ 

Realmente ficar sem computador...ninguém merece...

domingo, 14 de novembro de 2010

A carta de meu Pai


A Carta de meu pai.

Como ja escrevi antes, mais precisamente no dia dos pais, o meu pai sofreu vários infartos do miocárdio vindo a falecer em 1977, mas lá pela segunda experiência, talvez achando que iria morrer mais cedo do que aconteceu, escreveu esta carta que encontramos entre seus guardados depois de sua morte. Como a achei muito linda, guardei-a, porém o tempo a amarelecu e quase não dá para ler, então antes que se deteriore totalmente e para que mais pessoas saibam do pai romântico e inteligente que tive e que sabia como ninguém colocar seu pensamento em letras, tive que transcrever na integra a carta, e colocarei a original para que vejam que letra bonita  ele tinha também. Penso sinceramente que seria um bom escritor se assim tivesse "ousado".
Um detalhe interessante é que nesta data ele tinha só 48 anos.  Abaixo a carta na integra;

Ele nasceu em 31/01/1910

"Meus agradecimentos.

Não me canso de agradecer a Deus por tanta felicidade. Considero-me o mais feliz dos mortais. Casei-me com a melhor das mulheres e a mais devotada das mães e a mais amante das esposas e com ela tive os filhos que são o meu orgulho de pai, estão todos fisicamente perfeitos e moralmente sãos.
Otimos filhos e ótimos irmãos e os nossos melhores amigos, todos com grande coração. Duas das filhas ja estão casadas com maridos que os considero filhos.

A elas aconselho sempre a seguir o exemplo dos seus pais, amando e respeitando os seus esposos para que vivam sempre num clima de confiança e felicidade e que isso só se consegue com amor e muito amor. Por isso digo-lhes: amem-se sempre e sem limites. Para o amor não deve haver obstáculos. O amor tem que ser inteiro, todo, integral, pois só assim ele se transformará em confiança, alegria e se transmutará em felicidade.
Este é o meu conselho a vocês , meus filhos, pois foi amando assim, a todos os momentos, todos os dias é que vivo há vinte e cinco anos em lua de mel.
Para que a felicidade que eu desejo para vocês seja uma coisa concreta, palpável, eu venho contribuindo com os meus fracos conselhos e pobres exemplos, tudo muito pouco, mas junto com a experiência que a inteligência de vocês têm tirado da vida diária e aprendido com a natureza, esta grande mestra, espero ver vocês todos bem felizes. Para mim, o que ainda espero da vida é ver o José Carlos, a Tida e a Ely casados, bem contentes e felizes e eu poder beijar e mimar os filhos da Nádia , da Nanci, do José Carlos, da Tida e da Ely.
Sinto-me velho e acabado e não conto ver os filhos da Tida, por isso as bênçãos por antecipação. Eu ja vivo nos meus netos; por tudo isto sou um homem feliz, porque é feliz aquele que vive nos seus descendentes, feliz aquele que pode abraçar e beijar crianças bonitas e ver nelas ramos e brotos da velha cepa, do velho tronco.
Por todas essas graças e bênçãos prosterno-me reverentemente para agradecer a Deus e a Jesus, pois sinto que venho recebendo e desfrutando atravéz dos meus filhos, da minha esposa e ds que aqui vivem, mais do que mereço.
Que o bom Deus reparta com todos vocês o excesso do que tenho recebido e que o mesmo vocês possam dizer mais tarde aos vossos filhos. Graças meu Deus.
Que assim seja."
Ernani


Em 22/07/1958


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 13 de novembro de 2010

O tempo o senhor de tudo o que nos acontece

O tempo é o senhor de tudo o que nos acontece.
Sempre precisamos nos submeter ao TEMPO,
quer queira ou não queira.
Estou no momento em compasso de espera, aguardando o tempo de voltar a Florianópolis daqui a três semanas aproximadamente reencontrar alguém muito especial para mim e não posso dizer que está sendo fácil, mas tenho que aguardar pacientemente os dias começarem e terminarem, com o sol se pondo no horizonte cada vez mais alaranjado pelo calor do verão que se aproxima. Por conta disso reescrevo esses versos Bíblicos que explicam bem qual é a nossa realidade. Não vivemos de sonhos e só de alegrias, não viemos ao mundo a passeio e precisamos colocar os pés no chão, mesmo que os balões coloridos da ilusão nos levem a voar alto e sonhar sonhos possíveis, porém muitas vezes ainda distantes.
Tudo tem seu tempo

Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Há tempo de adoecer, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Há tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Há tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
Há tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora;
Há tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Há tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Amigas para sempre

Se existe uma coisa que não tem dinheiro que pague e não existe em alguns momentos, palavras que definam o que é, é a amizade. Amizade; aquela de verdade, autêntica, que começa lá na infância e percorre pela vida mesmo que a distância cause uma separação de corpos, de visualização, de ver e ouvir a pessoa amiga, mas sabemos que ela permanece lá, que iremos lá e a encontraremos da mesma maneira que a deixamos; o olhar sereno, o sorriso maroto, o sentimento de cumplicidade partilhado em momentos distantes e prontos para serem revividos e relembrados e se necessário reproduzidos em atitudes, só esperados vindos da parte de uma amizade sincera.
Bem, tudo isso não explica em nada, ou no mínimo o que eu gostaria, mas exprime um pouco do que vai no meu coração neste momento, ao saber da desencarnação da amiga de infancia, em Florianópolis-SC, irmã mais velha de amigos inesquecíveis e para sempre amados.
Hoje por volta das dezoito horas, na hora da Ave Maria , quando os Anjos oravam o fim do dia, se despedia da terra a Maria Emília Alencar, irmã mais velha das minhas queridas amigas Ivone, Marina e do Chico.
Vá com Deus minha amiga. Que Ele te cubra com sua luz e te de o descanso merecido.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

X-MICO

Só a título de curiosidade, aqui em Francisco Beltrão o tão conhecido e tradicional Pão com Banana é chamado e conhecido por X-MICO

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ainda no Paraná

Ainda estamos em Francisco Beltrão no Paraná e hoje começou a chover e com ela, a chuva, veio a queda de temperatura.
Fiz pãezinhos para passar o tempo e me distrair. Tenho passado momentos alegres e divertidos, principalmente em companhia da irmã Adalcema e da filha dela e sobrinha do Adalberto, a Vera. Parece que somos amigas de infãncia, tal o entrosamento total e espontãneo.
Como disse antes, ésta cidade é muito interessante e a história dela também. Ela nasceu na margem direita do Rio Marrecas na década de 50 e foi projetada com ruas largas e terrenos grandes, que foram doados na época, aqueles profissionais liberais que quisessem promover o desbravamento da região como pioneiros, predominando pessoas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que mantiveram assim suas tradições principalmente com os "CTG's".
Estive lendo por alto o livro "Entre Jagunços e Posseiros" de autoria de Rubens da Silva Martins que conta como foi a fundação da cidade e a história de seus desbravadores onde se incluem a família onde estou hospedada e seus descendentes. É tudo muito interessante como tudo aconteceu, suas dificuldades e seu trabalho e sonho realizados ao longo dos anos.
Mas o que me tem chamado a atenção também é a variedade de nomes próprios, alguns até anotei como curiosidade deixando bem claro que apenas os achei diferentes, e não vai ai em nenhum momento qualquer resquício de deboche ou qualquer um outro sentimento menos nobre. Alguns encontrei em livros e jornais locais e como demonstrei interesse foram me passando alguns outros. Senão veja;
Vissilda  -  Caludir   - Vilis   -   Maria Olores -  Ivar  -  Renir  -  Demir  - 
Laurí (masculino)  - Eutímio  -  Artidor  -  Soila  -   Luimar  -  Tonimar  -  Orlei
Inami  -  Dinacir  -  Jatir  -  Kaluan  -  Genoir  -  Bereci  -  Dejalmo  -  Dilema
Jady  -  Claimar  -  Ério  -  Glacionir  -  Itavir  -  Katriel (masculino)
Leovedes -  Delfo  - Badger - Enoel -  Oraci -  Rezane  -  Cantalícia...

Monumento aos Pioneiros de Francisco Beltrão
Quanto a frase que ilustra o monumento da praça, aquela cuia gigante,
"Na tarca do tempo cultuamos as tradições."
É do regionalismo do Sul do Brasil. que corresponde a 
Tira de couro ou pedaço de madeira em que se vai marcando, a talhos, a quantidade de objetos ou animais contados.
E por ai vai. Interessante né?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ligia e Conrado

Hoje dia , 20 de outubro é aniversário de duas pessoas especiais; a Ligia e o Conrado. Minha primeira filha e seu marido, meu genro.
 Para não repetir o mesmo que escrevi ano passado, apenas vou desejar aos dois as melhores coisas e pedir a Deus que espalhe sobre eles as bençãos da saude, alegria e muita paz.
                              FELIZ ANIVERSÁRIO aos dois.

p.s. Não tenho fotos do Conrado porque estou muito longe de casa numa cidade do Paraná, Francisco Beltrão, usando o NB do Adalberto que também envia os melhores votos aos dois. 

Ah, encontrei esta não atualizada, mas ainda interessante...huhuhuuuuu

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em Francisco Beltrão

Pois é, hoje estou  bem longe de casa visitando amigos em companhia do Adalberto. Na verdade estamos visitando a sua irmã Adalcema e suas filhas na cidade de Francisco Beltrão no Paraná, onde estamos sendo recepcionados como príncipes. A generosidade e carinho de todos é indescritível.
A viagem foi maravilhosa e o cenário lindíssimo. Ladeando as rodovias, terras e terras desenhadas e coloridas, verdadeiros tapetes que infelizmente a máquina fotográfica não consegue absorver quase nada.

 Adalcema e uma de suas filhas, a Vera, onde estamos hospedados.
 A cidade está coberta de canteirinhos de "Amor-perfeito".
Estive lendo a história da colonização da cidade e é muito interessante, sem deixar de salientar que eles (os parentes do Adalberto) fazem parte do grupo de pioneiros.

 A Igreja Matriz possui esta imensa torre, ainda em construção, onde será instalado um elevador panorâmico além de um restaurante de  onde será possível ver toda a cidade. Canteiros floridos cheios de "amor-perfeito" em cada esquina dão o toque romãntico na bonita cidade. Outro dia escreverei sobre ela, agora fui convidada para fazer uma visita a uma amiga doceira que não perderei por nada...hahaha
Estou adorando tudo...


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aniversário de Tupã

Hoje, dia 12 de outubro, Tupã está de aniversário e completando 81 anos em busca do progresso.
É um lugar agradável e o povo muito simpático e educado, além de super gentil, coisa rara em cidade grande hoje em dia.
Estou morando na cidade aproximadamente seis meses e o que mais gosto aqui é que parece que o sol escolheu a cidade para morar também, e só isso já me faz muito feliz. Adoro o sol.
 Quando saimos para almoçar e chegamos ao centro, tivemos a grata surpresa de assistir o final de um desfile de cavalos, bois e cavaleiros aparatados de toda a tralha de viajem e de todo tipo e modelos de carros também. Por exemplo vi uma caminhonete com a carroceria lotadada de garotas, com uma vaca de pelúcia maior que um cachorro grande, empoleirada sobre a cabine, vi também um caminhão que carregava em sua carroceria toda uma churrascada como se estivesse num quintal qualquer, assim; duas enormes costelas de ripa, bovinas, completas e assando (sabe aquela que os Flintstons comem?) em churrasqueiras feitas de latões, com braseiro e tudo, enquanto moças e rapazes bebiam cerveja e dançavam cantando lá no alto (desse não deu para tirar foto) mas achei o máximo.

Vi grupos de jovens com camisetas personalizadas com escritos assim
COMITIVA RELÔ CAI TUDO - OS MIÓ Q TÁ TENO.(????!!!)

Mas adorei de verdade. Eu curto ver essas coisas de que nunca fiz parte, a vida rural.
Nunca vivi no interiorzão entre animais em sítios ou fazendas, e para ser bem sincera, nem pretendo, até porque morro de medo de bichos de todo tipo. Mas acho muito legal, assistir esses desfiles e observar o jeito e a maneira deles. Afinal eles merecem de nós o maior respeito e até uma deferência especial já que sem eles nós, os da cidade, não teríamos o que comer...

domingo, 10 de outubro de 2010

Dia das Crianças

Mais uma data...

Mais uma data festiva altamente comercial e sem sentido, que abomino é o que se convencionou chamar de O DIA (ou SEMANA) DAS CRIANÇAS.
A "coisa" tomou uma proporção tão absurda que as crianças é que dominam os pais e/ou responsáveis, criando situações embaraçosas para estes e também para os avós (não é meu caso), padrinhos e parentes próximos em geral, EXIGINDO brinquedos de marcas e modelos cada vez mais sofisticados e inúteis, gerando programas especiais de Tv e revistas, ou seja; a "mídia" em geral voltada para o fenômeno consumismo descabido, onde crianças déspotas e mal educados dão verdadeiros shows de botar inveja a muito artista performático, tal a atração e atenção gerada nas imediações do "pimpolho" xiliquento.

Para tanto são chamados a falar sobre o assunto, psicólogos, pedagogos e profissionais voltados para a educação da criança. Montam mesas redondas, programas inteiros de discussões que não chegam a lugar nenhum, mas promovem a data e geram polêmica por algumas horas. Mais tempo do que a duração do brinquedo novo...
Na verdade, eu penso, que se a criancinha ficou assim, transformada em "monstrinho" tirano e impertinente, foi em consequência da falta de educação, educação ésta que deveria ter recebido de quem tinha essa obrigação dentro do lar.
O exemplo é a melhor forma de educar, quem não tem não pode dar.
Tenho percebido também que nas classes menos aquinhoadas são as mães (principalmente) que escolhem o tal brinquedo e quando não fazem uma dívida em trocentas prestações elas mesmas, elegem a madrinha, avó ou tia para presenteá-los com a desculpa de que a criança está "doente" pelo brinquedo e com isso "alguém" vai TER que fazer a vontade da criança, na maioria das vezes se endividar também em algumas parcelas para depois ver o tal brinquedo jogado pelos cantos abandonado e sem despertar interesse mais nenhum na criança, mas a mãe , essa sim, realizou o sonho de "dar" ao filho o mesmo presente que o "doutor" deu para o filho dele...


Argh...
Eu falei  eu era venenosa...hahahah
Estou falando de cenas que vi durante esses longos anos de janela...♥