terça-feira, 26 de outubro de 2010

X-MICO

Só a título de curiosidade, aqui em Francisco Beltrão o tão conhecido e tradicional Pão com Banana é chamado e conhecido por X-MICO

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ainda no Paraná

Ainda estamos em Francisco Beltrão no Paraná e hoje começou a chover e com ela, a chuva, veio a queda de temperatura.
Fiz pãezinhos para passar o tempo e me distrair. Tenho passado momentos alegres e divertidos, principalmente em companhia da irmã Adalcema e da filha dela e sobrinha do Adalberto, a Vera. Parece que somos amigas de infãncia, tal o entrosamento total e espontãneo.
Como disse antes, ésta cidade é muito interessante e a história dela também. Ela nasceu na margem direita do Rio Marrecas na década de 50 e foi projetada com ruas largas e terrenos grandes, que foram doados na época, aqueles profissionais liberais que quisessem promover o desbravamento da região como pioneiros, predominando pessoas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que mantiveram assim suas tradições principalmente com os "CTG's".
Estive lendo por alto o livro "Entre Jagunços e Posseiros" de autoria de Rubens da Silva Martins que conta como foi a fundação da cidade e a história de seus desbravadores onde se incluem a família onde estou hospedada e seus descendentes. É tudo muito interessante como tudo aconteceu, suas dificuldades e seu trabalho e sonho realizados ao longo dos anos.
Mas o que me tem chamado a atenção também é a variedade de nomes próprios, alguns até anotei como curiosidade deixando bem claro que apenas os achei diferentes, e não vai ai em nenhum momento qualquer resquício de deboche ou qualquer um outro sentimento menos nobre. Alguns encontrei em livros e jornais locais e como demonstrei interesse foram me passando alguns outros. Senão veja;
Vissilda  -  Caludir   - Vilis   -   Maria Olores -  Ivar  -  Renir  -  Demir  - 
Laurí (masculino)  - Eutímio  -  Artidor  -  Soila  -   Luimar  -  Tonimar  -  Orlei
Inami  -  Dinacir  -  Jatir  -  Kaluan  -  Genoir  -  Bereci  -  Dejalmo  -  Dilema
Jady  -  Claimar  -  Ério  -  Glacionir  -  Itavir  -  Katriel (masculino)
Leovedes -  Delfo  - Badger - Enoel -  Oraci -  Rezane  -  Cantalícia...

Monumento aos Pioneiros de Francisco Beltrão
Quanto a frase que ilustra o monumento da praça, aquela cuia gigante,
"Na tarca do tempo cultuamos as tradições."
É do regionalismo do Sul do Brasil. que corresponde a 
Tira de couro ou pedaço de madeira em que se vai marcando, a talhos, a quantidade de objetos ou animais contados.
E por ai vai. Interessante né?

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ligia e Conrado

Hoje dia , 20 de outubro é aniversário de duas pessoas especiais; a Ligia e o Conrado. Minha primeira filha e seu marido, meu genro.
 Para não repetir o mesmo que escrevi ano passado, apenas vou desejar aos dois as melhores coisas e pedir a Deus que espalhe sobre eles as bençãos da saude, alegria e muita paz.
                              FELIZ ANIVERSÁRIO aos dois.

p.s. Não tenho fotos do Conrado porque estou muito longe de casa numa cidade do Paraná, Francisco Beltrão, usando o NB do Adalberto que também envia os melhores votos aos dois. 

Ah, encontrei esta não atualizada, mas ainda interessante...huhuhuuuuu

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Em Francisco Beltrão

Pois é, hoje estou  bem longe de casa visitando amigos em companhia do Adalberto. Na verdade estamos visitando a sua irmã Adalcema e suas filhas na cidade de Francisco Beltrão no Paraná, onde estamos sendo recepcionados como príncipes. A generosidade e carinho de todos é indescritível.
A viagem foi maravilhosa e o cenário lindíssimo. Ladeando as rodovias, terras e terras desenhadas e coloridas, verdadeiros tapetes que infelizmente a máquina fotográfica não consegue absorver quase nada.

 Adalcema e uma de suas filhas, a Vera, onde estamos hospedados.
 A cidade está coberta de canteirinhos de "Amor-perfeito".
Estive lendo a história da colonização da cidade e é muito interessante, sem deixar de salientar que eles (os parentes do Adalberto) fazem parte do grupo de pioneiros.

 A Igreja Matriz possui esta imensa torre, ainda em construção, onde será instalado um elevador panorâmico além de um restaurante de  onde será possível ver toda a cidade. Canteiros floridos cheios de "amor-perfeito" em cada esquina dão o toque romãntico na bonita cidade. Outro dia escreverei sobre ela, agora fui convidada para fazer uma visita a uma amiga doceira que não perderei por nada...hahaha
Estou adorando tudo...


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aniversário de Tupã

Hoje, dia 12 de outubro, Tupã está de aniversário e completando 81 anos em busca do progresso.
É um lugar agradável e o povo muito simpático e educado, além de super gentil, coisa rara em cidade grande hoje em dia.
Estou morando na cidade aproximadamente seis meses e o que mais gosto aqui é que parece que o sol escolheu a cidade para morar também, e só isso já me faz muito feliz. Adoro o sol.
 Quando saimos para almoçar e chegamos ao centro, tivemos a grata surpresa de assistir o final de um desfile de cavalos, bois e cavaleiros aparatados de toda a tralha de viajem e de todo tipo e modelos de carros também. Por exemplo vi uma caminhonete com a carroceria lotadada de garotas, com uma vaca de pelúcia maior que um cachorro grande, empoleirada sobre a cabine, vi também um caminhão que carregava em sua carroceria toda uma churrascada como se estivesse num quintal qualquer, assim; duas enormes costelas de ripa, bovinas, completas e assando (sabe aquela que os Flintstons comem?) em churrasqueiras feitas de latões, com braseiro e tudo, enquanto moças e rapazes bebiam cerveja e dançavam cantando lá no alto (desse não deu para tirar foto) mas achei o máximo.

Vi grupos de jovens com camisetas personalizadas com escritos assim
COMITIVA RELÔ CAI TUDO - OS MIÓ Q TÁ TENO.(????!!!)

Mas adorei de verdade. Eu curto ver essas coisas de que nunca fiz parte, a vida rural.
Nunca vivi no interiorzão entre animais em sítios ou fazendas, e para ser bem sincera, nem pretendo, até porque morro de medo de bichos de todo tipo. Mas acho muito legal, assistir esses desfiles e observar o jeito e a maneira deles. Afinal eles merecem de nós o maior respeito e até uma deferência especial já que sem eles nós, os da cidade, não teríamos o que comer...

domingo, 10 de outubro de 2010

Dia das Crianças

Mais uma data...

Mais uma data festiva altamente comercial e sem sentido, que abomino é o que se convencionou chamar de O DIA (ou SEMANA) DAS CRIANÇAS.
A "coisa" tomou uma proporção tão absurda que as crianças é que dominam os pais e/ou responsáveis, criando situações embaraçosas para estes e também para os avós (não é meu caso), padrinhos e parentes próximos em geral, EXIGINDO brinquedos de marcas e modelos cada vez mais sofisticados e inúteis, gerando programas especiais de Tv e revistas, ou seja; a "mídia" em geral voltada para o fenômeno consumismo descabido, onde crianças déspotas e mal educados dão verdadeiros shows de botar inveja a muito artista performático, tal a atração e atenção gerada nas imediações do "pimpolho" xiliquento.

Para tanto são chamados a falar sobre o assunto, psicólogos, pedagogos e profissionais voltados para a educação da criança. Montam mesas redondas, programas inteiros de discussões que não chegam a lugar nenhum, mas promovem a data e geram polêmica por algumas horas. Mais tempo do que a duração do brinquedo novo...
Na verdade, eu penso, que se a criancinha ficou assim, transformada em "monstrinho" tirano e impertinente, foi em consequência da falta de educação, educação ésta que deveria ter recebido de quem tinha essa obrigação dentro do lar.
O exemplo é a melhor forma de educar, quem não tem não pode dar.
Tenho percebido também que nas classes menos aquinhoadas são as mães (principalmente) que escolhem o tal brinquedo e quando não fazem uma dívida em trocentas prestações elas mesmas, elegem a madrinha, avó ou tia para presenteá-los com a desculpa de que a criança está "doente" pelo brinquedo e com isso "alguém" vai TER que fazer a vontade da criança, na maioria das vezes se endividar também em algumas parcelas para depois ver o tal brinquedo jogado pelos cantos abandonado e sem despertar interesse mais nenhum na criança, mas a mãe , essa sim, realizou o sonho de "dar" ao filho o mesmo presente que o "doutor" deu para o filho dele...


Argh...
Eu falei  eu era venenosa...hahahah
Estou falando de cenas que vi durante esses longos anos de janela...♥

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ainda dá tempo...

Qualquer pessoa por mais alienada daquilo que acontece ao seu redor, observa sim o comportamento e a fala daquelas pessoas que de uma forma ou de outra interagem na sua vida, isso é fato e verdadeiro, mesmo que vendo que não está bom escolha errado, mas que sabe, sabe sim. Dai  vamos observando uma pessoa que tem a pretensão de nos representar na vida, no nosso modo de viver, politicamente falando; vai interferir na história do nosso país e em consequência na nossa história, ou vice e versa. Essa pessoa precisa demonstrar publicamente seu pensamento durante as vinte e quatro horas de todos os dias que antecedem a escolha, o seu comportamento e seus ideais para ver se "bate " com os nossos. Ai, como nos tempos de hoje, quase todos nós estamos conectados (graças aos deuses do silício) com o seu quintal e o mundo através da Internet, começamos a receber cópias de documentos e filmes (leia-se: uma imagem vale mais que mil palavras) e finalmente começamos a "escolher o feijão", separando o que não é comestível do que é comestível, do lixo e das pedrinhas que precisamos retirar. E infelizmente quando se vai ver sobrou pouca coisa para aproveitar, mesmo assim, a gente procura aproveitar o máximo do que sobrou mas cada vez fica mais difícil.  E continuamos observando até que certo dia finalmente a pessoa citada acima, se descuida e empolgada "resvala" e cai no que os psicólogos chamam de "ato falho", ou seja: fala inconscientemente e "se entrega", demonstrando o que realmente pensa e acredita publicamente, mesmo que negue até a morte o seu passado,  mas a sua história não desmente.
Felizmente para aqueles que acreditam em Deus, o ídolo de pés de barro começou a desmoronar enquanto empolgada nas suas certezas colocou sua descrença em Deus publicamente e com a sorridente prepotência daqueles que acham que podem manipular a vida humana, também declarou para quem quisesse ouvir que o ABORTO não deve ser considerado um crime. Então o que é?
E é assim pescando aqui e ali que devemos observar e escolher a dedo aqueles que vão responder por nós. Se não pensamos como eles como podemos colocá-los em situação de falar em nosso nome e tomar atitudes que em nada corresponde ao que pensamos?
Ainda dá tempo...

O Corpo Fala

 Recebi há pouco este aviso de porta de consultório e o achei muito interessante para postá-lo aqui, já que "dor em algum lugar" todo mundo tem. Mas que dores são essas? O que elas na verdade estão querendo dizer, avisar? Se tivéssemos lanternas de "pisca alerta", daquelas vermelhas e que tocam sirene o mundo seria um inferno maior do que esse que conhecemos. O barulho seria tão ensurdecedor que o sistema solar sairia de vez  do lugar que se encontra em pleno universo e os planetas vizinhos voariam para longe indo morar em outra galáxia, pois todos temos dores de maior ou menor intensidade. Estão ai os laboratórios farmacêuticos e os especialistas em dor que não me deixam mentir. Então leia abaixo a lista de possíveis, repito, possíveis causas da sua dor. Verifique sem preconceito.
AVISO NA PORTA DO CONSULTÓRIO MEDICO


O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Preste a atenção no seu corpo e veja o que VOCÊ está fazendo com ele, que é a casa do espírito, a sua casa, aquela que abriga a sua alma até que ele (o corpo) vença o prazo de validade.
Assim procure senti-lo e "arrumar" sua cabeça para retorná-lo ao equilíbrio.
Dance, cante, procure a alegria nas pequenas que as grandes virão naturalmente.
Seja feliz.
Saúde a todos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vergonha

Em 1914 Ruy Barbosa proferiu diante do Senado Federal um discurso absolutamente extraordinário acerca da desonestidade e da falta de justiça.

Estamos em 2010 e esse discurso é uma das coisas mais atuais que tenho tido notícia. Nada mudou com relação à impunidade de 1914 até hoje nesse país. Jovens queimam índio e ficam impunes, arrastam uma criança até mata-la esfolada e não são punidos de forma exemplar, batem numa moça que espera pelo seu ônibus e ainda dizem que pensavam que era uma prostituta, e ficaria aqui por horas listando atrocidades que os noticiarios nos informam o tempo todo.
A crise econômica acabou, não temos mais inflação, temos é violência, hoje a crise é moral, é o vale tudo, é a paralisia do povo que não tem educação e nem consciência política suficiente para bradar pelos seus direitos e para expulsar esses ratos de esgoto que ocupam as cadeiras das “casas do povo”, o Senado Federal e o Congresso Nacional.
A minha indignação é tanta que não consigo pensar em outra coisa.
Com a palavra o nobre colega Ruy Barbosa de Oliveira:

“A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.
A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais.
A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

Estou tiririca com o resultado

É, o dia das eleições chegou e se tornou pelo menos para o meu entendimento, um dia fatidico, trágico pelos resultados apresentados, pelo menos a maioria dos resultados. Eu quase chorei de tristeza em me lembrar dos velhos tempos em que escrevíamos nome e sobrenome de próprio punho nas cédulas e já naqueles idos tempos elegeram com larga margem de votos o MACACO TIÃO do zoológico do Rio de Janeiro e o RINOCERONTE CACARECO, do Zoológico de São Paulo, quem não se lembra? E agora o que vemos? O palhaço da hora que nem vou reproduzir o nome aqui pois todos sabem, que se elegeu com mais de UM MILHÃO DE VOTOS; o que é isso, gente? Que barbaridade é esta? Já da última estremecemos todos com a eleição do CLODOVIL que pelo menos era extremamente inteligente, só pecava pela excentricidade e franqueza excessivas , mas dai a eleger um semi analfaberto para fazer graça ja é um pouco demais, né?
E ainda dependemos do "bloco da alegria" (os irresponsáveis) para eleger quem deveria ser eleito e nos representar.
 Este é o lado ruim da democracia...



O pior é que o nome que ele usa é de um mato feito uma cebolinha que nasce no meio do gramado e é uma praga que ninguém dá conta; é preciso tirar o gramado todo, matar a raiz da erva daninha que é bem profunda, para depois replantar a grama.
Se ele seguir a regra "danou-se, aleluia"!!!


Também curiosamente em numerologia a soma dos números dele (2222) dá o numero 8 que é o número que representa a eternidade...é mole? Quanto tempo ele ficará no poder?
Estou pasma até agora com a irresponsabilidade dessas pessoas que votaram nele, jogaram o voto e a vida de  "nós otros" pelo ralo...


Quanto tempo dura a eternidade? Perguntar não ofende, né?