Nossos animais de estimação precisam de ajuda.
Não quero ter animais de estimação justamente por achar que sofrem como nós e nos apegamos de "forma familiar". Eles simplesmente passam a ser tão queridos quanto um familiar e por conta disso, em lágrimas, envio a minha contribuição aqui no meu blog, divulgando esta notícia que encontrei na REVISTA PULO DO GATO.
Os animais não escolhem o dono e muitos sofrem por conta disso...
Quem puder cooperar, que ajudem, pois os animais são também vitimas assim como os seres humanos destas tragédias que se abatem em muitos lugares por conta da natureza mal cuidada.
Histórias que a mídia não conta sobre as enchentes
Chuvas castigam animais do SulSanta Catarina é a região mais afetada.O cruel destino dos que não conseguem se defender
O número de mortes causadas pela chuva na região Sul, mais especificamente em Santa Catarina, já chega a mais de 100. São quase 80 mil desalojados e desabrigados, pelo menos 19 pessoas permanecem desaparecidas, totalizando mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas*. Existe também um lado desta história que os canais de comunicação não abordam: a dura e cruel realidade dos animais na região.
Quando os morros começaram a desabar, a Defesa Civil removeu rapidamente as famílias, que tiveram que deixar para trás seus pertences. Alguns conseguiram levar seus animais de estimação, porém muitos ficaram para trás. Não se sabia então a proporção da tragédia. Muitos animais foram soltos e perambulam pelas ruas, a maioria com coleira.
Outros estão presos nas residências em áreas de risco e os donos não podem mais se aproximar daqueles locais, por causa do perigo de desabamento, sem muita possibilidade de ajuda para aqueles que estão isolados em locais de acesso proibido.
Cães têm sido encontrados mortos, presos a coleiras nos pátios de suas casas. Gatos ficaram nos apartamentos, sem que seus donos tivessem conseguido salvá-los. Centenas de animais domésticos, galinhas e todo tipo de aves, enfim parte considerável da fauna silvestre continua nos telhados e nas árvores para fugir das águas, muitas vezes sucumbindo aos esforços para a sobrevivência.
As Ongs e os abrigos da região foram atingidos de alguma forma e não têm condições de recolher mais animais. As ações se concentram no atendimento veterinário básico, alimentação e fornecimento de água onde os animais forem localizados e objetivam garantir a sobrevivência deles até que a situação se normalize e suas famílias possam reencontrá-los.
Os animais não têm como pedir socorro e não conseguem se ajudar sozinhos. Muitos estão ilhados, sem comida, com medo, frio, à espera de ajuda. Cães e gatos sobreviventes vagam pelas ruas à procura de suas famílias e de alimentação. Apela-se aos moradores que tentem alimentar os animais que estão na rua, mas não há ração disponível para compra na cidade, precisando ser enviada de outros lugares.
* Informações contabilizadas até o dia de fechamento da edição 49 da Revista Pulo do Gato.
SOS animais Santa Catarina
O Instituto Ambiental Ecosul, em parceria com a WSPA – (World Society for the Protection of Animals) - Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Blog Mãe de Cachorro criaram a RESA – Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais, com o objetivo de arrecadar donativos e adotar outras providências para amenizar na vida dos animais o impacto da tragédia que se abate sobre Santa Catarina.
É nosso dever legal e moral considerar os animais parte das vidas atingidas pelas tragédias e manter planos de contingência permanentes para resgate, assistência e minimização de seus sofrimentos. Nosso apelo, neste momento, é para que, além da ajuda oferecida aos humanos, também se façam donativos para os grupos que estão tentando resgatar e tratar animais.
Necessidades imediatas
• Vacinas contra Leptospirose, Raiva, Antibióticos,Sarnicidas, Anestésicos, seringas, agulhas • Máscaras e luvas descartáveis• Ração para cães, gatos, bovinos e eqüinos• Água potável em embalagens de 5 litros• Coleiras e correntes para cães• Casas e caixas de transporte para cães e gatos• Materiais de higiene e desinfecção de instalações e dos animais• Cobertores e toalhas• Potes para alimentação e água
Como ajudar
Neste momento difícil e delicado, em que centenas de vidas foram perdidas, qualquer ajuda é bem-vinda. Se para nós humanos que ainda temos como nos proteger a situação já é desesperadora, para os animais que são frágeis e sensíveis a situação é ainda pior. Se você quiser colaborar, envie uma mensagem para Halem Nery (E-mail
halemecosul@gmail.com), coordenadora da RESA ou acesse o site
http://www.wspabrasil.org/wspaswork/AuxilioemDesastres/Postos-de-arrecadacao-Enchente-Santa-Catarina.aspx
para pegar indicações de onde e como fazer as doações (para quem está dentro ou fora do Estado). Não deixe de contribuir com esta causa, estamos contando com sua ajuda!
Agradecimentos pelo fornecimento de informações:
WSPA - (World Society for the Protection of Animals) - Sociedade Mundial de Proteção Animal
http://www.wspabrasil.org/, Instituto Ambiental Ecosul -
http://ecosul.wordpress.com/ , Agência de Notícias de Direitos Animais -
http://www.anda.jor.br/ , Aprablu - Associação Protetora de Animais de Blumenau
http://www.aprablu.com.br/, GAE POA - Grupo pela Abolição do Especismo de Porto Alegre -
http://www.gaepoa.org/, Ong Viva Bicho -
http://www.vivabicho.org.br/, Uipa – União Internacional Protetora dos Animais, Blog Mãe de Cachorro -
http://www.maedecachorro.com.br/, Uipa União Internacional Protetora dos Animais -
http://www.uipa.org.br/ Associação Itajaiense de Proteção aos Animais – AIPRA Fotos – Créd: Divulgação
As fotos acima são dos meus "netos" o cãozinho Gil e o gatinho Haroldo ( ambos fofíssimos)