domingo, 7 de fevereiro de 2010

O problema é de quem vê assim.

Hoje após ouvir um programa de tevê, comecei a filosofar com as minhas havaianas, dai deu nisso. Até porque sou como Voltaire. " Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la."
















"O problema é dele (a).
O problema é de quem vê assim."



Tenho ouvido essas frases de muitas pessoas do meu convivio, também as espíritas, e até de gente de televisão; quando se fala ou se faz um comentário sobre alguma atitude de alguém.
(No caso estava comentando sobre uma apresentação de tv).


Acho estranho que se diga isso assim, "lavando as mãos".
Penso que se uma pessoa atua publicamente de uma maneira que a meu ver ficaria melhor de outra maneira, para a própria pessoa em questão, é claro, não vejo nada de mal em comentar,  em dizer o que penso, então por que fico com a sensação de que estou me metendo onde não devo, criticando irresponsavelmente, que não tenho o direito e as vezes o dever de opinar, ao ouvir essa resposta:

"problema é de quem vê assim", "problema é dele(a)".


Ou seja; o problema é meu, que estou vendo assim e não tenho nada com isso.


Ô carapálida, que problema? Não tem problema, é só uma opinião, um papo-cabeça, ora.


Se essa pessoa pública, hipotéticamente falando, está se expondo para ser vista e assitida por mim e pelo mundo todo, por que eu é que não posso opinar sobre a situação com uma pessoa do meu convívio? Isso é fazer julgamento? É denegrir um trabalho?


Estranho porque, que se a função exercida pela pessoa em questão é se expor, porque devo achar que TUDO que ela faz e do jeito que faz está ótimo? Por que é visto minha forma de pensar como uma crítica, se a meu ver é só a minha opinião, a minha posição a respeito de algo que de alguma forma veio até a mim, eu posso ou não concordar, gostar ou até mesmo criticar sim! Opinar que deveria ser de forma diferente, quem se expõe, se expõe já sabendo disso, ou pelo menos deveria entender o real significado da palavra unanimidade.
E porque outros preferem ficar "em cima do muro" não dando opinião? Me parece que é para ficar bem com todo mundo, como uma pessoa que não critica nada e nem "julga" ninguém, é a "boazinha".
Só que eu vejo também essa posição, tão "infeliz" quanto a que critica sem argumentos, só por criticar. Não se posiciona porque na verdade critica tudo e a todos o tempo todo, só "que lá por dentro". Ésta, a meu ver, é sim, uma pessoa altamente crítica, a que "julga" o tempo todo e todo mundo.

Na vida de relação cada um pensa e faz do seu jeito, mas temos também a liberdade principalmente de discordar dos que se propõe a se expor publicamente.

6 comentários:

  1. Oi!

    Acho que uma possibilidade é que, quem fica em cima de muro apenas não está interessado em levar a discussão adiante, ou seja, talvez o assunto não lhe interesse.

    Se a pessoa concordar ou discordar, terá que pensar em argumentos, raciocinar e fazer parte da conversa. Pode estar com preguiça ou pensando em outra coisa. A melhor maneira de encerrar uma discussão é dizendo qualquer coisa genérica (eu acho), aí o papo morre ali mesmo...

    Pode ser loucura da minha cabeça, mas, pelo que observo por aí, acho que faz sentido.

    Você já pensou nessa possibilidade?

    ResponderExcluir
  2. Sim, ja tentei inúmeras vezes mas deixo de ser natural, ai fico calada monossilábica e observando as pessoas, ai os que me conhecem ficam me perguntando, você está bem? Está sentindo alguma coisa?
    O que fazer então?
    Acho que é por isso que há muita solidão no mundo, hoje em dia ninguém quer saber do outro, cada um só se preocupa com o próprio umbigo e deu!
    Fazer o que ?! Tempos modernos!

    ResponderExcluir
  3. Usando a sua frase: "Acho que é por isso que há muita solidão no mundo, hoje em dia ninguém quer saber do outro, cada um só se preocupa com o próprio umbigo e deu!".

    Legal. Mas será que você está se preocupando com o outro, em saber se ele quer conversar, se ele está interessado no mesmo assunto que você, se não está preocupado com outras coisas?

    Será que nesse caso a sua prioridade não está sendo o seu umbigo; em expressar o que você sente sem se importar se o outro quer ouvir?

    Desculpe, não estou falando propriamente do seu caso específico ou de alguém em particular, mas é uma forma de ver, pois toda vez que vejo alguem reclamando dos umbigos alheios geralmente está querendo atenção para o seu...eheheheh....

    Não fique chateada, não é para você mudar a forma de ser ou fazer de outra maneira. Como eu disse, é um exercício genérico, uma provocação, só para se pensar a respeito sob um outro ângulo...

    ResponderExcluir
  4. Eu até concordo com o teu raciocínio, mas quando coloco a tão malhada frase "voltados para o próprio umbigo", é que eu vejo (leio) e assisto pessoas reclamarem de solidão o tempo todo. Qualquer programa ou conversa com pessoas de TODAS as idades, a reclamação é a solidão, ninguém quer mais se relacionar com ninguém mais intimamente, ninguém quer conversar, saber do outro, de ninguém e principalmente OUVIR o outro. Eu falo muito mas sou capaz de ficar horas CALADA ouvindo alguém contar a vida dela para mim. Acho o máximo saber dos outros (pela própria pessoa, é claro). Adoro ouvir. As pessoas são muito interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Então você está melhor que eu....eheheh... posso ficar horas LENDO o que uma pessoa pensa, mas não ouvindo...heheheh

    ResponderExcluir
  6. Por isso descobrimos comunicar o AMOR por LETRAS.♥ Tu preferes ler, eu prefiro ouvir.
    A nossa correspondência por escrito (existe outra forma?)é um achado para aqueles que não conseguem (com muito sucesso) se comunicar pessoalmente, nénão?♥
    Te amo♥ com ou sem letras♥ sempre♥

    ResponderExcluir